Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Na folia com os artistas

Confira a lista de bloquinhos que homenageiam famosos durante o Carnaval
Por: Katarina Bandeira 26/02/2019 - 10:19
Bloco do Sargento Pimenta homenageia a banda The Beatles. Foto: Reprodução/Facebook
Bloco do Sargento Pimenta homenageia a banda The Beatles. Foto: Reprodução/Facebook

Já pensou estar no meio da folia e ouvir, em ritmo de frevo, músicas da banda inglesa The Beatles? Ou até mesmo dar de cara com um boneco gigante do ator John Travolta? Pois isso pode acontecer durante o Carnaval. Tanto na cidade do Rio de Janeiro, quanto em Olinda, municípios famosos por conservar a festa de Momo nas ruas, é possível assistir - e participar - de bloquinhos que homenageiam artistas musicais e hollywoodianos. Não acredita? Então, confira nossa lista com alguns dos homenageados:

 

Toca Rauuul

Em todo canto que há uma música ao vivo tem sempre alguém que pede - não importando o ritmo musical que esteja rolando - para tocar Raul Seixas. No Carnaval não poderia ser diferente. Para aqueles fãs que se sentem órfãos das músicas do Maluco Beleza e mesmo assim querem sair às ruas durante a Folia de Momo, há um bloco inteiro dedicado só a ele. O Toca Rauuul, sai no Rio de Janeiro e conta com 15 integrantes que fazem releituras das músicas do Raulzito em ritmos como frevo, samba, marchinha, ijeja, afoxé e maracatu.

 

Volta Belchior

E não é só na folia carioca que existem fãs da MPB saudosos. Em 2016, quando o cantor Belchior estava recluso na casa de amigos no Sul do país, jornalistas e artistas mineiros criaram o bloco Volta Belchior. Durante horas eles cantam e dançam as canções do músico em ritmo de samba.

 

John Travolta

E nem só de homenagens musicais vive a folia brasileira. Em Olinda, cidade em que é sediado um dos mais famosos carnavais de rua do país, há 40 anos um astro hollywoodiano dá as caras nos festejos de Momo. O bloco John Travolta, inspirado no ator de mesmo nome, nunca deixou seus foliões na mão e, quase como no filme em que foi baseado, aproveitou os embalos de sábado à tarde para tomar as ruas da Marim dos Caetés.

 

Sargento Pimenta

O quarteto mais famoso de Liverpool também tem sua porção durante o Carnaval carioca. O bloco do Sargento Pimenta atrai centenas de pessoas, fãs da banda The Beatles para festejar a folia vestidos à caráter. Como o próprio nome  sugere nome do bloco é uma referência ao álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, do quarteto inglês, e tem no repertório versões de canções da banda com arranjos de samba, marcha, maracatu e outros ritmos brasileiros.

 

Bumba meu Bowie

Para fechar nossa a lista nada melhor do que falar do camaleão musical: David Bowie. O astro ganhou uma homenagem com direito até a boneco gigante para percorrer as ladeiras olindenses. Apesar da multidão que acompanha o bloco está sempre vestida a caráter, a orquestra infelizmente não toca os clássicos do artista. Em Olinda, anima-se mais com as marchinhas tradicionais.

 

Conta para a gente nos comentários se você conhece algum outro bloco inusitado que sai pelo Carnaval!

 

Comentários