Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Mudanças pessoais e profissionais - O que fazer para ter um 2023 mais promissor

O fim do ano sempre ocasiona reflexões e desejos de mudança
Por: 30/12/2022 - 11:33 - Atualizado em: 30/12/2022 - 12:34
A cada novo ano a esperança do sucesso na área profissional se renova. - Foto: Pixabay
"Autoavaliar-se é abrir espaço para olhar para si”, diz a Psicóloga Glória Luna

Escrito por: Gustavo Arland 

 

O ano de 2023 está chegando e é hora de traçar os planos. Os últimos dias do ano sempre reservam inúmeras reflexões com relação ao futuro, seja na questão pessoal quanto na profissional. Este momento é vivido por pessoas de diversas idades e de várias maneiras e não há dúvidas de que todo mundo quer começar o novo ano com o pé direito. 

 

No entanto, a mudança não precisa esperar para ser realizada em 2023. As transformações que o indivíduo almeja podem ser pensadas e praticadas desde já. A autoavaliação sempre deve ser exercida para que seja possível enxergar o aprimoramento das qualidades e a correção dos defeitos. A psicóloga Glória Luna diz que a auto-avaliação é o ponto de partida para o indivíduo ter a real percepção do momento que vive e também para iniciar possíveis mudanças internas.

 

“Autoavaliar-se é extremamente importante para que possamos dar espaço para as percepções sobre como estamos no nosso ambiente de trabalho, nos nossos estudos, nas relações familiares, nas relações amorosas, nas relações de amizade e na nossa relação com nós mesmos. Então, autoavaliar-se é abrir espaço para olhar para si”, diz a psicóloga. 

 

 

Para entrar em 2023 com o pé direito

 

Todo ser humano busca começar um ano novo de forma positiva. Reavaliar hábitos, traçar novas metas e perseguir os sonhos que foram engavetados por motivos diversos são algumas das coisas que normalmente se pensa em fazer após o réveillon. 

 

Mas, o que deve ser feito para que isso não fique no campo das promessas? Glória Luna reforça o poder da autoavaliação e diz que, desta forma, é possível traçar estratégias e criar alternativas para uma mudança significativa no âmbito profissional e pessoal. 

 

"A atitude maior para se entrar com o pé direito em 2023 nos estudos e no trabalho é permitir-se perguntar: O que eu quero? Como está esse lugar que eu estou? Estou me sentindo confortável nele? Posso abrir mão de algumas coisas que não se faz necessário carregar mais nestes espaços? Talvez seja uma oportunidade de escrever uma nova história. Então, é importante em alguns momentos de nossas vidas pararmos, avaliarmos e refletirmos sobre quem somos, o que queremos e onde estamos”. 

 

 

A busca pelas oportunidades

 

O indivíduo sempre tenta a busca do melhor momento para si e essa mudança de ano representa isso. A busca por novas oportunidades. No entanto, nem sempre elas ficam muito claras ou surgem de forma imediata. 

 

Nos últimos anos, o ser humano precisou ser mais resiliente e forte e nos momentos de incertezas, criar oportunidades. O próximo passo para alcançar o sucesso em 2023 é ter a atitude de criar as alternativas necessárias. A oportunidade ideal pode estar a poucos metros, mas a chegada até lá depende do próprio indivíduo. 

 

“A chegada do ano novo é permeada por desejos e gostaríamos de realizar todos. Mas devemos pensar que a maioria dos desejos dependem muito de um determinado contexto, de uma condição, mas o nosso desejo precisa existir para que ele nos impulsione…quando se fala de oportunidades, elas até surgem, mas nós também precisamos criar as oportunidades para sairmos do ‘lugar do esperar’ para irmos ao ‘lugar do esperançar’, criando possibilidades no momento em que estamos para fazer acontecer”, conclui Glória. 

 

 

 

Para abrir novas possibilidades na vida profissional, iniciar em uma de nossas graduações pode ampliar o leque de oportunidades. Você pode agendar seu vestibular programado na UNINASSAU e começar a trajetória para o seu sucesso. Para mais informações, acesse nosso site. Você pode entrar em contato conosco pelo atendimento online ou pelo telefone 0800 281 9994. 

 

O Grupo Ser Educacional deseja para todos e todas um ano de 2023 muito promissor e de inúmeras oportunidades e possibilidades. Que todos consigam alcançar as metas estabelecidas e realizem todos os sonhos. 

 

Comentários