Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Medo de contraste? Saiba mitos e verdades sobre como esse exame funciona

Diagnósticos de difícil precisão são detectados por meio desse tipo de exame
Rebeca Ângelis Por: 13/08/2018 - 12:17
Medo de contraste? Saiba mitos e verdades sobre como esse exame funciona
Medo de contraste? Saiba mitos e verdades sobre como esse exame funciona

Fazer qualquer tipo de exame já causa certa tensão nas pessoas. Quando se trata do procedimento de contraste, então, o medo é ainda maior. Justamente porque sempre existiram várias teorias de efeitos adversos sobre como ele age no organismo, mas que nem sempre são verdades. O contraste consiste naquela substância transparente usada para detectar diagnósticos de difícil precisão.

Em grande parte das vezes, a realização tradicional do exame já possibilita ao radiologista, por exemplo, diagnosticar o que ele precisa, mas existem casos em que os vasos sanguíneos, órgãos e demais tecidos não ficam tão claros quanto se esperava.

E é aí que entra o contraste que, a depender da técnica, é realizado como exame para obtenção de difíceis imagens que melhor capturam órgãos como estômago, duodeno, útero, etc.

Nem sempre os riscos a que se referem ao contraste são verdadeiros e as pessoas precisam procurar saber mais antes de passar pelo exame. “A falta de clareza sobre os verdadeiros riscos é um dos principais fatores que, talvez, até atrapalhe as pessoas na hora de desvendar alguma ‘doença silenciosa’”, explica Celso Alvez Pereira, professor e coordenador de Radiologia da UNG. Ele assegura que a dica é procurar saber cada vez mais e fazer sem medo, em busca do tratamento mais adequado em prol de sua saúde.

Entender melhor qual sua real importância e suas eventuais contra-indicações é  fundamental para poder superar esse medo e, por consequência, aumentar muito a precisão dos diagnósticos. Para esclarecer mais sobre os mitos e verdades acerca do contraste, confira alguns esclarecimentos que o professor Celso Alvez definiu. Confira!

O procedimento dói? - Mito

Celso explica que, assim como alguns exames, o contraste por acesso venoso precisa da introdução da agulha nas vias venosas, o que pode causar um certo desconforto para quem tem medo das injeções. Mas garante que o procedimento em si do contraste, na detecção de diagnósticos é indolor.

A precisão do diagnóstico através desse exame é melhor e a única forma de detectar certas patologias? - Verdade

Existem diagnósticos patológicos, como tumores, que não são possíveis de detectar por exames simples. Com o auxílio do contraste é possível de encontrar com mais precisão, além de descobrir muitas vezes a irrigação do sangue que tem dado origem a determinada doença.

O exame de contraste traz danos ao organismo? - Mito

Com algumas mudanças tecnológicas, visando a melhoria deste exame, o contraste não iônico foi implantado e o professor garante o risco dele agredir o organismo é mínimo. “Hoje  todos os hospitais que trabalham com qualidade incluem enfermeiros e técnicos de enfermagem nesses serviços, diminuindo quaisquer riscos para os pacientes”, afirma Celso.

Ele ressalta ainda que vale um cuidado maior para quem faz uso do medicamento letiformina, que deve ser suspenso temporariamente para se submeter a exames como esses.

É o exame mais preciso? - Verdade

Todo exame que necessita de um diagnóstico por imagem para visualização, ganha mais exatidão para tratamento por meio de contraste.

O paciente pode escolher se pode usar o contraste ou não? - Verdade

Na hora do procedimento, o paciente pode optar por um outro exame para detectar seu real diagnóstico. No entanto, o professor ressalta que a precisão do exame de contraste é primordial para desvendar certas doenças.  

Ficou interessado em saber mais sobre este assunto? Conheça também a disciplina de Técnicas para Diagnóstico de Imagens, através do curso de Radiologia da UNG!

 

 

Comentários