Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Manual do calouro: o que não te disseram sobre a faculdade

Quais são as coisas que ninguém te diz sobre a faculdade? O que você vai passar lá dentro durante o seu curso? Confira nesta matéria alguns segredos sobre o novo e mágico mundo que é o ensino superior
Por: Camilla de Assis 07/02/2017 - 08:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:58
Manual do calouro para quem vai para a faculdade pela primeira vez
Manual do calouro para quem vai para a faculdade pela primeira vez
Entrar na faculdade é um momento único e muito esperado, não é? Um mundo novo a ser desbravado e vencido… Mas, calma, a faculdade não é tudo isso. Existe muita coisa que ainda não foi dita a você sobre o ensino superior. Mas não entre em pânico! A gente vai te explicar tudo aqui. 
 
1 - Você pode ir ao banheiro sem pedir ao professor
 
Você estar lá na faculdade, no seu primeiro de aula, é uma vitória, pode ter certeza. Mas, o que é uma vitória muito maior é poder sair da sala sem pedir ao professor. Sim, isso é possível na faculdade! Se bater aquela vontade de ir ao banheiro no meio da explicação, você tem duas opções: com discrição, sair da sala e correr pro banheiro mais próximo para fazer suas necessidades; ou aguentar firme até o fim do conteúdo.
 
2 - Você vai criar brodagem com alguns professores
 
A relação entre professor e aluno pode se ampliar muito na faculdade. Lá, você vai ser um estudante daquilo que seu professor já é, um aspirante a profissional na área. Então, durante o curso, é possível que você se torne parceiro ou parceira daquele professor ou daquela professora querida. Mas lembre-se: amigos, amigos… professor à parte.
 
3 - Grande parte do dinheiro vai para xerox e coxinha
 
Só isso. Você vai precisar estudar, e as fotocópias dos livros e artigos e revistas serão bastante necessárias. Na faculdade, você também vai sentir fome e seu dinheiro vai ser usado para a famosa coxinha que salva vidas - ou outra comida, claro, caso você não goste de coxinha. 
 
4 - Faculdade não é American Pie 
 
Não vai ser festas, calouradas, bebedeiras e curtição o tempo todo. Vai ser muito esforço, mas que será recompensado. Você vai passar muito tempo dentro da faculdade, principalmente nas semanas de prova, seja estudando sozinho ou em grupos. Festa só um fim de semana ou outro, quando os amigos todos tiverem horário livre.
 
5 - Você vai aprender a conviver em grupo com as pessoas mais diferentes possíveis
 
Na sala de aula da faculdade você vai encontrar as pessoas mais diferentes possíveis. De várias classes sociais, credos, experiências de vida e faixa etária. A escola acabou e, com ela, também a ideia de colégio. Agora é vida real e as diferenças vão aparecer entre os colegas. Mas tudo bem, a faculdade também proporciona o desenvolvimento do diálogo civilizado e baseado em argumentos. O ensino superior é um ótimo exercício de convívio em grupo.
 
6 - Você vai estudar muitas outras coisas que nem imaginou
 
Se você quer fazer Medicina, Direito ou Engenharia, por exemplo, você não vai estudar apenas disciplinas relacionadas às atividades práticas dos cursos. É necessário, em qualquer graduação, a inserção de conteúdos teóricos, como princípios da Sociologia, da Comunicação, entre outros.
 
E aí, qual dessas dicas você mais gostou? Conta pra gente!

Comentários