Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Konjac: conheça o macarrão ‘low carb’ que não engorda

Nova massa tem se tornado a queridinha dos que buscam uma dieta atrelada à boa forma, por reunir sabor, saúde e praticidade
Rebeca Ângelis Por: 25/10/2018 - 12:20 - Atualizado em: 25/10/2018 - 15:36

Após a popularização da dieta sem glúten e sem lactose, a onda da vez é o novo termo voltado a quem deseja ver resultados de emagrecimento rápido: low carb. A expressão traduzida para o português como ‘pouco carboidrato’ propõe aos adeptos uma dieta extremamente restrita desse macronutriente, responsável por liberar glicose (açúcar).

Esse carboidrato, por sua vez, pode ser encontrado em várias massas, como a de macarrão, por exemplo. No entanto, como a maioria das massas é considerada vilã para muita gente, uma nova alternativa para agregar vida fit e saúde é o konjac. Conheça!

Um macarrão livre, leve e solto

De origem japonesa, o konjac é feito de uma raiz similar à batata, mas ainda mais rica em fibras e água, sem quantidade significativa de amido. Sua diferença em relação às outras massas se destaca, principalmente, devido ao alto teor de fibras que possui. Isso contribui na redução dos níveis de açúcar no sangue e auxilia na regulação do funcionamento do intestino. Esses fatores fazem da massa uma ótima aliada à dieta pela praticidade do cozimento rápido e sensação de saciedade.

Vantagens de seu consumo

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores de Taiwan, em 2003, a fibra glucomanano, existente nesse macarrão, é capaz de reduzir níveis de glicose no sangue de pacientes com diabetes tipo 2. Isso se deve a capacidade de retardar a digestão e a absorção gradual do açúcar ingerido.

Na prática, o Konjac torna-se um forte aliado para o emagrecimento, devido ao equilíbrio de calorias consumidas por dia. Um prato de macarrão comum, por exemplo, pode conter cerca de 200 calorias, enquanto que a mesma quantidade de konjac chega a 20 vezes menos. Além de proporcionar o emagrecimento e controle do açúcar sanguíneo, sua vantagem também pode ser notada no controle dos níveis de colesterol ruim e pressão alta.

Antes da dieta, procure um nutricionista

Em diferentes formatos, a massa do konjac pode ser encontrada como penne, noodle, espaguete e até mesmo no arroz. No entanto, como tudo exige cautela, seu consumo não é diferente e é importante ter atenção na hora da ingestão. Por ser alimento rico apenas em fibras, sua absorção saudável necessita de complementos como proteínas, gordura do bem, além de vitaminas e minerais. Logo, é importante um acompanhamento nutricional, com dieta adequadamente às suas necessidade, antes mesmo de iniciar uma por conta própria.

A pouca ingestão de carboidratos também deve ser acompanhada por um especialista. Visto que, sua ausência pode diminuir a quantidade de serotonina, podendo levar à compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade ou até doenças crônicas. Ter vida saudável de forma consciente é a dica primordial.

Ficou interessado em saber mais sobre este assunto? Conheça o curso de Nutrição da Univeritas/UNG!

 

Comentários