Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Jornada de Iniciação Científica premia estudantes

Evento foi promovido pela UNG e organizado pelo Comitê de Pesquisa e curso de Medicina Veterinária
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 12/11/2019 - 18:54 - Atualizado em: 13/11/2019 - 10:10
Jornada de Iniciação Científica
Beatriz Souza, Pamella Nascimento e Glauciamara Pereira com suas orientadoras
Durante a 17ª Jornada da Iniciação Científica (JIC) da Universidade UNG, estudantes do curso de Ciências Biológicas tiveram seus trabalhos reconhecidos e premiados durante o evento, em que alunos de diferentes cursos da graduação apresentam os resultados ou o andamento de suas pesquisas desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Ao total, oito estudantes foram contemplados.
 
A aluna Pâmella do Nascimento Cruz, do curso de Ciências Biológicas, com orientação da professora Edna Ferreira Rossini, foi laureada com a apresentação do tema “Qualidade da água do reservatório da cidade de Biritiba Mirim, Sistema Alto Tietê”. Foi avaliada a qualidade da água em função da agricultura em áreas com presença e ausência de mata ciliar.
 
A pesquisa da aluna Beatriz Souza, do curso de Ciências Biológicas, sob orientação da professora Patrícia Bullovas, também foi premiada pela exposição do tema “Avaliação de sintomas foliares visíveis induzidos por ozônio em vegetação urbana do município de Guarulhos, São Paulo”, que buscou meios de monitoramento para a qualidade do ar na cidade através de plantas bioindicadoras.
 
De acordo com o coordenador do Comitê de Pesquisa e vice-coordenador do Mestrado em Análise Geoambiental, Fabrício Bau Dalmas, a Jornada da Iniciação Científica da UNG, já é um evento científico consolidado. “A JIC completa 17 anos com uma novidade, uniu-se ao curso de Medicina Veterinária e, dessa fusão, nasceu um evento ainda maior”, explica.
 
Tem mais prêmio
Ao mesmo tempo, a estudante Glauciamara Pereira e sua orientadora, a professora Leticia Ruiz Sueiro, receberam o prêmio “Mulheres na Ciência” na Semana da Ciência e Tecnologia (SEMCITEC), promovida pela Prefeitura de Guarulhos, em parceria com Instituições de Ensino Superior e Sociedade Civil. O tema abordado por elas foi “Serpentes do Município de Guarulhos: Diversidade e epidemiologia dos acidentes ofídicos”, devido ao fato dos incidentes com serpentes serem um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
 
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNG, Letícia Ruiz Sueiro, as recentes premiações evidenciam a qualidade do curso, pois contamos com profissionais engajados e comprometidos com o ensino e alunos interessados em “fazer ciência” da melhor forma possível. “Professores e alunos do curso de Ciências Biológicas estão sempre pautados pela elaboração primorosa de pesquisas sobre meio ambiente, saúde pública e biodiversidade, ressaltando a importância da ciência e da necessidade de termos ‘ciência na prática’”, explica.

Comentários