Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


IV Simpósio Nacional de Dislexia debate transtornos de leitura e escrita

Evento ocorrerá na UNIVERITAS Rio, e é uma parceria com a Associação Nacional de Dislexia
Assessoria de Comunicação Por: 11/04/2019 - 17:29
Imagem mostra livro aberto
Evento acontece no dia 15 de abril
Por Juney Freire
 
A UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas, no Rio de Janeiro, recebe, no dia 15 de junho, o IV Simpósio Nacional de Dislexia, que tem por objetivo divulgar conhecimentos e práticas clínicas e pedagógicas sobre o transtorno. Ele é caracterizado pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
 
O debate vai tratar sobre diversos temas, como: processamento visual e leitura; processamento auditivo e leitura; fluência de leitura; compreensão leitora; diagnóstico diferencial: dislexia e outros transtornos de linguagem; avaliação neuropsicológica; e dislexia e transtornos associados TDAH, ansiedade e depressão.
 
O simpósio vai tratar também acerca de conhecimentos terapêuticos sobre avaliação, terapia e aspectos neuropsicológicos, além do entendimento sobre as necessidades especiais de pessoas com dislexia, proporcionando adequadas condições pedagógicas para sua inclusão na escolaridade. Conduzirão a palestra as doutoras Andrea Caroli, Isabella Souza, Katia Badin, Luciana Mendes, Marcia Cavadas, Renata Mousinho e Vania Pavão.
 
Segundo a diretora da AND (Associação Nacional de Dislexia), Clélia Argolo Estill, as propostas de inserções sociais da UNIVERITAS chamaram a atenção para que o espaço fosse escolhido como parceiro para a realização do evento. “É uma instituição com propostas acadêmicas sociais atualizadas. Um espaço perfeito para trazer nosso público alvo, que são pessoas ligadas à saúde e educação, uma vez que a dislexia é um transtorno de aprendizagem, de origem neurobiológica, trazendo alterações na linguagem, leitura e escrita”, explica Clélia.
 
A coordenadora acadêmica da UNIVERITAS, Gabrielly Sbano, concorda que é uma boa ocasião para trazer tal evento para o campus. “Acreditamos que é necessário ceder espaço para o debate da dislexia e a universidade é o melhor ambiente para conversar assuntos do gênero. Como alma mater, é aqui que orientamos nossos alunos aos tópicos do cotidiano e, também, trazendo de antemão assuntos que sabemos que serão de grande relevância amanhã. Procuramos ser pioneiros ao máximo possível”, afirma Gabrielly.
 
O simpósio ocorrerá no dia 15 de junho, das 8h às 17h. Os interessados podem obter informações de inscrição através dos telefones (21) 2264-9023 / (21) 2235-4293.
 
 

Comentários