Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Investimento financeiro: alternativa para poupar dinheiro

O professor e economista Écio Costa pontua ações para fechar o mês sem ‘sustos’ e ainda economizar
Por: 30/10/2018 - 15:41 - Atualizado em: 31/10/2018 - 09:00

*por Elaine Guimarães

Levar o mês na ponta do lápis é a realidade de muitos e, para essas pessoas, economizar dinheiro parece uma tarefa difícil e distante da realidade. Em meio aos boletos a pagar, os desejos de ter um imóvel próprio, comprar um veículo ou fazer a viagem dos sonhos podem surgir como principais incentivos para uma nova consciência financeira.

A vontade de conhecer o Rio de Janeiro e ver o show de um ídolo fizeram Estefâní Gadêlha, 26 anos, abrir uma poupança. Durante pouco mais de um ano, a pedagoga contabilizou todos os gastos - passagem, hospedagem, ingresso e despesas extras - para que a primeira viagem não fosse marcada por contratempos. “Quando soube da possibilidade do show, eu iniciei a economizar dinheiro. Mesmo sem saber o valor do ingresso e gastos com a viagem, comecei a juntar uma quantia em casa mesmo. Por incentivo da minha mãe, resolvi abrir uma poupança para driblar a vontade de gastar”, conta.

O planejamento de Estefâní foi além do esperado. “Consegui levar minha mãe e irmã comigo nesta viagem. Ficamos em um albergue na Barra da Tijuca, que é um dos bairros mais caros do Rio. Com a hospedagem mais barata, pude fazer outras coisas por lá”, explica.

Este planejamento é um dos caminhos apontados pelo professor Ser Educacional e economista Écio Costa para conseguir fechar o mês sem ‘sustos’. “As pessoas que desejam começar a economizar dinheiro precisam avaliar os gastos e ter uma consciência financeira. Eu não recomendo que elas estipulem uma porcentagem a ser retirada do rendimento antes de saber essa realidade financeira e realizar avaliação”, ressalta.

Além disso, o economista pontua alguns investimentos para quem deseja guardar dinheiro e fazê-lo render. “ Os investimentos são os mais variados e alguns demandam mais conhecimento sobre mercado financeiro”, destaca. Confira as opções de investimentos financeiros que podem ser considerados por quem deseja guardar dinheiro:

  • Poupança - Este tipo de investimento é considerado de baixo risco, portanto, mais seguro. Nele, o investidor pode retirar o montante quando quiser e não há limite de valores para aplicações. No entanto, o rendimento é considerado baixo, ficando, muitas vezes, abaixo da inflação.

  • Certificado de Depósito Bancário - O CDB é a opção para quem não deseja uma poupança, no entanto, demanda um maior investimento financeiro. Geralmente, as taxas dessa transação são oferecidas por várias instituições bancárias, apresentando rentabilidade variável.

  • Previdência Privada - Este investimento se tornou mais forte após a possibilidade de aprovação da Reforma da Previdência. Logo, ela surge como alternativa à pública. Para quem deseja rendimentos a longo prazo, esta é uma boa alternativa. Porém, é considerada de baixo rendimento.

  • Letras de Crédito Imobiliária e do Agronegócio (LCI e LCA) - Ambas assemelham-se ao CDB, mas são títulos com renda fixa. Os bancos são responsáveis por aplicar recursos em setores específicos. Entretanto, este investimento exige uma aplicação inicial alto, mas, este valor varia conforme a instituição financeira escolhida.

    Se interessou pelo assunto? Venha conhecer o nosso curso de  Ciências Econômicas!

Comentários