Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Internet das Coisas: o que é?

Assessoria de Comunicação Por: 16/04/2019 - 11:30
A imagem mostra uma pessoa digitando no notebook
Internet das Coisas: o que é?

Por Alessandro de Almeida Castro Cerqueira

Coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIVERITAS Rio. 

 

A Internet das Coisas (ou IoT, Internet of Things) se refere a uma tecnologia que dá aos objetos físicos a capacidade de processamento computacional, de obtenção de dados através de sensores e de conexão através da Internet. Desta forma, é possível criar uma série de sistemas computacionais que utilizem e manipulem estes objetos, permitindo a interação destes com seus usuários através da rede.

Um bom exemplo para entender a IoT são os Sistemas de Domótica, cuja responsabilidade é poder controlar os equipamentos domésticos à distância. Imagine como seria bom poder mandar ordens para que seu ar condicionado pudesse funcionar para que você, ao chegar em casa, tenha uma temperatura adequada. Ou que você pudesse interagir com sua geladeira ou sua dispensa e pudesse perguntar quais são os itens que costuma comprar e que estão em falta. Ou que ativasse automaticamente os aspiradores de pó toda vez que os níveis de poeira estivessem elevados.

As aplicações para a Internet das Coisas não se resumem às nossas casas. Imagine em uma situação de emergência se uma ambulância pudesse interagir com os demais carros e semáforos de trânsito para que pudesse ter um corredor que viabilizasse sua chegada mais rápida ao hospital. Ou poder controlar o quanto de água ou de nutrientes um determinado pedaço de campo necessita para a produção, ou mesmo de colher somente as frutas que já estivessem prontas para comercialização.

Hoje, alguns equipamentos já possuem capacidade de processamento e de conexão com a rede. Primeiramente, os aparelhos celulares se tornaram mais que telefones. Hoje, nossos aparelhos de TV já ganharam estas características. No futuro, os demais equipamentos também estarão conectados. Entretanto, já é possível criar estes sistemas com baixo custo de implementação utilizando plataformas de hardware como Arduino e Raspberry Pi. Assim, hoje, as possibilidades para criação de sistemas de IoT são praticamente infinitas.

Comentários