Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Inteligência emocional melhora o desempenho no ambiente de trabalho

Como lidar com as mais diversas sensações que sentimos durante o dia
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 18/05/2017 - 13:37
Ilustração mostra uma balança pesando um cérebro e um coração
Manter-se calmo no ambiente de trabalho é essencial para o bom desempenho nas tarefas
Manter-se calmo no ambiente de trabalho é essencial para o bom desempenho nas tarefas e na convivência com os colegas. Reconhecer e administrar os sentimentos são essenciais para uma boa convivência. A melhor forma para o equilíbrio emocional é o autoconhecimento, com isso, sabemos exatamente o que nos pertence e o que precisa ser deixado de lado. Pessoas emocionalmente inteligentes são seguras e tem um pensamento livre, relevam críticas, brincadeiras e a pressão do dia a dia. É como se formasse uma blindagem a coisas desnecessárias.
 
Quem possui essa habilidade, conhece os próprios pontos fortes e fracos e aprende a ter confiança em suas ações. Além disso, é capaz de controlar ações impulsivas, com decisões assertivas e consegue desenvolver boas relações de trabalho devido a uma comunicação com clareza e bom relacionamento com a equipe.
 
Caso a pessoa perca o controle, é necessário buscar entender as situações que foram desfavoráveis, aprender com elas e desenvolver ações para que não ocorram novamente. Esse posicionamento vai conduzir a experiências positivas que possibilitarão o equilíbrio.
 
De acordo com Maria Helena Neves Carlos, Assistente de Carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da Universidade UNG, entender e controlar os sentimentos é essencial para o equilíbrio em qualquer situação. “No ambiente de trabalho, esse tipo de atitude ajuda nos momentos de pressão ou diferença de personalidade na equipe. A pessoa torna-se mais assertiva, motivada em qualquer ação que ela desenvolverá”, explica.
 

Comentários