Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Inovação e tecnologia são essenciais no aprendizado de qualidade

Aulas remotas possuem investimentos em múltiplos recursos digitais capazes de proporcionar uma experiência eficaz neste processo
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 19/06/2020 - 20:21 - Atualizado em: 25/06/2020 - 20:25
Instituições de ensino superior, públicas e privadas, de todo o Brasil, substituíram disciplinas presenciais por aulas no método remoto com o intuito de amenizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus. Não é de hoje que universidades já utilizam o método em seus cursos no formato de Ensino a Distância. Mas o novo formato é diferente pois a aula remota acontece ao vivo, nos mesmos horários que aconteceriam presencialmente.
 
Na Universidade UNG, as aulas são ministradas utilizando a plataforma Teams, da Microsoft. Além disso, a Instituição investiu em equipamentos, sistemas e treinamento de professores. “A diferença é que hoje lecionamos as aulas ao vivo, frente a frente com os alunos, interagindo, tirando dúvidas e debatendo os temas já estabelecidos no conteúdo programático”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da UNG, Vanessa Angélica Patrício.
 
“As aulas remotas podem ser tão eficazes quanto as aulas presenciais na construção de conhecimento. Requer uma didática totalmente adaptada, pois as metodologias de alguns cursos on-line podem ser eficientes ou não, assim como nos modelos presenciais. Mais do que exposição do conteúdo, cabe o desafio de pensar em estratégias que permitirão a efetividade no processo de ensino-aprendizagem. Todas estas experiências precisam ser reavaliadas constantemente para que, de fato, tragam resultados significativos aos alunos”, explica.
 
Para o estudante do 9º semestre do curso de Engenharia Elétrica, Lucas de Melo Araújo, a UNG vem exercendo um excelente trabalho desde o início da quarentena. Adaptou-se extremamente rápido à nova necessidade, se preocupou em iniciar a nova modalidade de aula remota o quanto antes. “Todos os professores do meu curso se adequaram tranquilamente, com qualidade e dedicação nas aulas de maneira excepcional. O mundo tecnológico melhora e se supera cada vez mais. Sábios são os que se adaptam, o restante vai ficando para trás. Além disso, alunos que não têm acesso presencial podem se beneficiar desta modalidade de ensino”, elogia o graduando.
 
Segundo Eloi Lago, reitor da Universidade UNG, “nesta nova realidade, o professor é o agente de transformação com o grande desafio em ser um docente investigativo e reflexivo que se utiliza das mudanças para se atualizar, romper paradigmas e proporcionar uma aula que inspire e instigue seus alunos a aprenderem cada vez mais e melhor. A educação não pode parar e não há mais como negarmos a existência da tecnologia educacional e enxergar todos os benefícios desta modalidade”, ressalta.
 

Comentários