Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Iniciação Científica: uma companhia para quarentena

O atual período de isolamento social pode ser um bom momento para produção acadêmica
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 07/05/2020 - 19:38
A universidade cumpre o papel de moldar o estudante para o mercado, além de ser o ambiente essencial para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Todos os anos, as Instituições de Ensino Superior promovem o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que tem por objetivo inserir o estudante na vida acadêmica, de modo a incentivá-lo, pouco a pouco, à imersão profunda em pesquisas e análises científicas.
 
De acordo com a coordenadora acadêmica da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Louise Dias, a iniciação científica é um dos três pilares da educação, a qual baseia-se em Ensino, Pesquisa e Extensão. “O PIC é essencial para quem pretende seguir na vida acadêmica, pois é quando muitos estudantes elaboram projetos que levarão para a vida, até mesmo mestrado, doutorado ou estudos internacionais. É um modo de aproximar o aluno do espaço onde ele passa horas do dia estudando, fazendo-o se sentir pertencido. Geralmente, o discente cria laços fortes com a universidade onde teve oportunidade de pesquisar, visto que muitos obtêm maior proximidade com seus colegas e orientadores”, conta a coordenadora.
 
O primeiro passo consiste, tão unicamente, na identificação do tema. É comum alunos terem curiosidade sobre determinado assunto desde o primeiro dia de aula. Ele mal sabe, mas, assim, já encontrou um ponto para seguir ao próximo passo: encontrar um professor de sua grade estudantil que mais tenha proximidade com aquele tema. A partir daí, com o objeto em mente, o pesquisador (o aluno) e o orientador (o professor), já podem desenvolver um projeto de pesquisa acadêmico.
 
A coordenadora ainda destaca que, neste momento de pandemia, há mais tempo para o estudante adquirir novas tarefas para sua vida universitária. “Com maior tempo ocioso, é interessante o aluno aproveitar e buscar temas que pensem valer a pena uma pesquisa aprofundada. Deste modo, quando tudo voltar à normalidade, sem mesmo perceber, ele já vai estar imerso em um projeto acadêmico que pode levar para toda sua carreira”, comenta Louise.
 
Na UNIVERITAS, todos os projetos passam por um comitê que analisa minuciosamente os objetivos e especificidades de cada pesquisa. Após a aprovação, os vencedores recebem uma bolsa de incentivo para conclusão do projeto, os quais podem ser das áreas de saúde, humanas e exatas.
 
Assim, aqueles que desejarem entender melhor como funciona o projeto e descobrir novas datas de seleções, podem enviar um e-mail para ‪‪tami.dias@univeritas.com‬‬.
 

Comentários