Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Indústria 4.0 será tema de palestra na Universidade UNG

A palestra será ministrada pelo engenheiro Alexandre Carmo, que é diretor de negócios em multinacionais como Porsche e BMW
Assessoria de Comunicação Por: Karla Oliveira 02/03/2017 - 17:33 - Atualizado em: 02/03/2017 - 17:34
folder do evento
O evento acontecerá no Anfiteatro F, Campus Guarulhos Centro, às 19h

Os cursos de Ciências da Computação e Gestão de TI da Universidade UNG, em parceria com Gustavo Silva, executivo de relacionamento representante da Porsche Careers e SAP no Brasil promoverão, na próxima quinta-feira (9), palestra sobre a Industria 4.0, no Campus Guarulhos Centro. O tema aborda a integração de várias etapas de produção e trabalhadores com a finalidade de otimizar os processos.

Segundo o Professor Fabio Codo, coordenador dos cursos de TI da Universidade UNG, a indústria 4.0 permite a automação de todas as etapas de produção e pede trabalhadores críticos, flexíveis, qualificados e, principalmente, abertos a novos aprendizados. “Em um cenário no qual as ferramentas digitais trazem novos paradigmas para o setor industrial, os profissionais também precisam mudar e se adaptar”, explica.

A palestra será ministrada pelo engenheiro Alexandre Carmo, que é diretor de negócios em multinacionais como Porsche e BMW e abordará duas específicas sessões. A primeira, denominada IOT (Internet of Things - Exatamente o que o cliente deseja) fala sobre o conceito de Internet das Coisas, que remete a uma produção ou prestação de serviço mais inteligente, mediante constante coleta de dados da internet para processamento de produtos ao perfil atualizado do cliente. Ele explica tecnicamente o conceito de RFID, dispositivo que faz cada produto (ou componente) conversar com um sistema de produção integrada.

Na segunda sessão será abordada o BigData (Profissionais mais ágeis e flexíveis), tecnologia que se refere a um grande volume de dados coletados pela internet em tempo real para tomadas de decisão nos negócios e que costuma ser um grande desafio para as empresas processá-los a fim de tirar maior proveito dessas informações.

“É de vital importância, no desenvolvimento acadêmico, o contato com profissionais consolidados no mercado. Essa é a nossa nova forma de ensinar computação aos nossos alunos, fabricantes, meio acadêmico e mercado de trabalhos. Temos um só objetivo com isso: fomentar a qualidade profissional", ressaltou o Professor Fábio Codo. 

O evento acontecerá no Anfiteatro F, Campus Guarulhos Centro, às 19h, e é aberto a todos os estudantes e simpatizantes no universo da Industria 4.0. 

Comentários