Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Importância da inclusão social na Educação Física

Especialista aponta a necessidade da inserção do assunto nas disciplinas na vida dos estudantes
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 09/06/2020 - 12:06
Em um mundo cada vez mais preocupado com a inclusão, coloca-se em questão a necessidade da inserção de certos assuntos na grade curricular dos alunos. No caso do curso de Educação Física, por exemplo, o aluno precisa ser preparado para olhar outros nichos do mercado de trabalho e acadêmico. É interessante que ele tenha olhos para a inclusão – no esporte e na vida – de pessoas com deficiência.
 
Conforme aponta o professor e coordenador do curso de Educação Física da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Pedro Zubcich, quanto mais o aluno ampliar seu leque laboral, maiores serão suas possibilidades no mercado. “Há muitos atletas que têm surgido com interesse em participação paralímpica e que necessitam de um acompanhamento especializado. Podemos dizer que, de certo modo, ainda é um mercado pouco explorado. Assim, surge a importância de incluir estes tópicos para atender a uma demanda cada vez mais em voga”, explica.
 
A própria UNIVERITAS, além de incluir o estudante em palestras e semanas da Educação Física, ministradas por mestres e doutores na área, ainda conta com paratletas bolsistas. Para além, promove também do projeto Bike sem Barreiras – o qual permite que o graduando em Educação Física pense e atue com as mais diferenças funcionais. Deste modo, ainda na universidade, o aluno pode ter contato com a pessoa com deficiência e entender suas necessidades de treinos.
 
Por isso, é essencial abrir o leque de opções para um mercado 360° e cada vez mais inclusivo. Além do bem-estar social, que é ampliar a gama de profissionais para este público, o estudante ainda pode obter mais um diferencial para a sua carreira. E, caso se identifique, aprimorar-se no assunto.
 

Comentários