Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Flúor: o bom mocinho pode ser vilão?

Odontóloga alerta para a banalização e excesso do uso do flúor
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 30/12/2019 - 18:09
Imagem mostra mulher tendo dentes examinados em dentista
Conheça os perigos do uso do flúor em excesso
Desde criança, sempre fomos aconselhados a usar flúor dental, mas pouco nos damos conta do perigo que é utilizá-lo em excesso. Facilmente encontrado em produtos dentários, como pastas de dentes, a substância tem estado mais presente na vida do brasileiro, fazendo-o diminuir a visita ao dentista por achar que a dose nos produtos caseiros já é a suficiente. E sim, é. Porém não justifica o fato de não visitar o especialista.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Ruth Tramontani Ramos, o produto não deve ser usado em excesso. “É um produto como qualquer outro medicamento e, por isso, o uso inadequado pode provocar danos à saúde. O flúor já está contido no próprio creme dental, por exemplo. Quando utilizamos em consultório, é para um caso específico do paciente. Deste modo, cada caso é um caso, no qual o dentista irá avaliar a necessidade do medicamento extra, além dos produtos que já o possuem”, explica a coordenadora.
 
Se utilizado em excesso, o flúor pode desencadear problemas não apenas para a arcada dentária, como também para todo o organismo. Dentre os possíveis problemas, estão: cólicas, dores abdominais, aftas na boca, fraqueza, perda de peso, perda de apetite, náuseas, manchas brancas ou facilitar a deposição de corantes alimentares e favorecer o escurecimento nos dentes. Pode ainda, em doses tóxicas, causar irritação gástrica e até vômitos com sangue.
 
Além disso, pode acarretar até mesmo em doenças mais sérias, por conta de alterações no sistema imunológico. Tais alterações ocasionam a distorção de proteínas do corpo que, por consequência, faz com que o sistema imunológico ataque o próprio organismo. Dentre as doenças mais sérias está a osteoporose, uma vez que a exposição excessiva ao flúor resulta na diminuição da resistência e da elasticidade óssea.
 
Mediante a tais problemas, vale reforçar a necessidade da visita regular ao dentista. Este profissional não apenas pode fazer uma checagem da saúde bucal, como orientar sobre possíveis situações que possam acontecer no dia a dia. Assim, o paciente pode ter mais certeza da saúde da boca e até mesmo do corpo, já que um simples problema pode se prolongar por todo o organismo.

Comentários