Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Etiqueta na prova do vestibular: o que fazer e o que NÃO fazer

Muito além de apenas responder às questões da prova, o vestibular também pede que você siga algumas “regras de etiqueta”. Confira-as aqui!
Por: Camilla de Assis 05/05/2017 - 08:33
Foto: Shutterstock
Filar ou colar na prova do vestibular é um dos erros mais graves
O dia do vestibular é o mais importante na vida de quem almeja entrar no ensino superior. O ano (ou anos) de preparação é todo revertido em resultados no momento de responder às questões da prova. Por isso, estar em uma sala com outros candidatos, todos em prol do mesmo objetivo, é de suma importância.
 
 
E é justamente nesse espaço compartilhado que se deve ter atenção e cuidado com o comportamento. Ao lembrar que a sala de aula em que é realizada a prova do vestibular é um local onde pessoas com diversas personalidades estão presentes, você deve seguir “regrinhas de etiqueta”. 
 
Para ajudar seu desempenho, trouxemos algumas dicas comportamentais para se ter durante o vestibular. Entre essas dicas, estão detalhes sobre a alimentação, conversas paralelas, entre outros. Confira a lista completa com as sugestões abaixo:
 
1 - Não abra os pacotes de lanche no meio da prova
Se você se apetece por aqueles salgadinhos de milho transgênico ou então biscoitos e amendoins, evite abrir os pacotes no momento da prova. Por serem feitas de alumínio, as embalagens fazem um barulho danado na hora de serem rasgadas e o “tchhhhhh” da abertura pode ser incômodo para os outros candidatos que estão realizando a avaliação - além de poder atrapalhar a sua própria concentração.
 
2 - Não chame o fiscal de sala a todo momento
Não é trabalho do fiscal tirar suas dúvidas quanto ao conteúdo da prova, mas apenas sobre assuntos técnicos, como preenchimento do cartão dos dados pessoais, possíveis erros no caderno de questões, entre outros. Portanto, não fique chamando o fiscal de sala, pois a movimentação dele pode atrapalhá-lo, atrapalhar você e outros candidatos.
 
3 - Mantenha seus pertences principais sempre fáceis de pegar
Caneta esferográfica azul ou preta e RG devem estar sempre fáceis à mão. O motivo é simples: você vai economizar tempo que deverá usá-los para melhorar seu desempenho na prova. Mantenha esses dois pertences por perto para que, quando solicitado(a), você não perca tempo procurando-os.
 
4 - Não tente colar ou “filar”
Não. Nunca. Em hipótese alguma, tente obter as respostas por meios diferentes da sua própria cabeça. Além de ser indelicado, categoriza-se como um crime, presente no Código Penal desde 2011.
 
5 - Use garrafas ao invés de latas
Não use latas para se refrescar. Geralmente esses objetos fazem muito barulho ao abrir - o que pode ser muito incômodo para os outros candidatos que estão fazendo o exame. Procure beber líquidos ou sucos armazenados em garrafas.
 
6 - Não mantenha conversas paralelas durante a prova
Mesmo que algum amigo seu também esteja realizando o exame, e vocês dois tenham acabado a prova e estão na sala esperando, não conversem. Isso vale para qualquer pessoa. Evite conversas paralelas, que atrapalham a concentração de todos que estão a sua volta.
 

Comentários