Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estudantes de Arquitetura participam de intervenção em praça de Guarulhos

Projeto faz uso de urbanismo tático para dar maior segurança aos pedestres
Assessoria de Comunicação Por: 09/12/2021 - 16:35 - Atualizado em: 10/12/2021 - 11:15
por Aline Pinho
 
Estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNG - Universidade Guarulhos participaram da implantação de um projeto na Praça Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Jardim Vila Galvão. A proposta de intervenção de urbanismo tático, para dar maior segurança aos pedestres, foi feita em parceria com a Prefeitura para o projeto Ruas Completas.
 
A intervenção, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), tem como objetivo beneficiar os pedestres que passam diariamente nas proximidades da praça, sobretudo crianças que necessitam de mais segurança para fazer a travessia no trajeto entre a escola e as residências. A proposta conta com a participação do coordenador do curso, Alexandre Romão, do arquiteto e professor da UNG, Roberto Moreno, dos arquitetos da Prefeitura, Gláucia Varandas e Plínio Soares, e da estudante Ingrid Arrebola Uehara.
 
O projeto no local faz uso de estratégias de ruas completas, com adequação dos ambientes; ampliação das áreas de passeio; implantação de pista de corrida/caminhada, com pintura no piso; implantação de ciclofaixas e/ou rotas alternativas para deslocamentos com bicicletas, skates, patinetes, dente outros.  
 
O professor Alexandre Romão ressalta a importância da intervenção para o local e para o estudante que contribuiu com o projeto. “A proposta da intervenção é devolver o espaço urbano às pessoas, tão ocupado pelos veículos, para que vivenciem os ambientes e mudem hábitos, principalmente relacionados à mobilidade.  Com essa experiência, os nossos estudantes se aproximam da realidade que terão que enfrentar, repensam sobre uma cidade igualitária e buscam solução que beneficie a todos”, destaca.
 
Ingrid fala com entusiasmo sobre a participação e experiência que adquiriu com o projeto.  “Foi uma honra e um aprendizado muito grande. Tive a oportunidade de ver de perto todo o trabalho feito, desde a escolha do local até a implantação. Fico feliz em fazer parte deste avanço importante para Guarulhos, pois a cidade terá um local para convivência de todos. Vou levar para a vida tudo o que aprendi com os excelentes profissionais que fizeram parte desse processo”, afirma a estudante do 10º semestre.
 
Guarulhos foi uma das cidades selecionadas, dentre os 20 municípios paulistas integrantes da Rede Ruas Completas, para a implementação do projeto de urbanismo tático.

Comentários