Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Entrevista por Skype: veja como se dar bem

A seleção de emprego via internet está ficando cada vez mais comum. Confira algumas dicas para não errar na hora da entrevista online
Por: Paula Brasileiro 30/01/2017 - 10:11 - Atualizado em: 06/06/2017 - 15:40
A estratégia economiza tempo e proporciona mais conforto aos envolvidos
A estratégia economiza tempo e proporciona mais conforto aos envolvidos

A internet pode ser uma forte aliada na hora de conseguir um emprego. Além de ser ferramenta para envio de currículos e busca de vagas, através dela é possível fazer, até mesmo, a própria entrevista para o cargo almejado. Algumas empresas já estão optando por entrevistar seus candidatos via Skype, com uma videoconferência. A estratégia economiza tempo, custos e, acaba facilitando a vida de ambos os envolvidos no processo seletivo. Confira algumas dicas para se sair bem numa entrevista deste tipo.

Conexão e equipamentos

É preciso ter certeza de que o encontro virtual poderá transcorrer sem interrupções. Para isso, é importante ter uma boa conexão com a internet e equipamentos com a bateria em dia. Certifique-se de que o laptop esteja carregado para não ser pego de surpresa e que a câmera esteja na altura dos seus olhos, para ser visto com clareza - lembre-se de olhar na direção dela quando for responder às perguntas, pois funcionará como se estivesse olhando diretamente para o recrutador. Evite usar tablets ou celulares pois ter que segurar um dispositivo eletrônico enquanto fala pode atrapalhar sua desenvoltura, além de produzir uma imagem tremida.  

Luz e produção

É importante montar um bom "cenário" para a entrevista. O local escolhido deve ter boa iluminação - sombras podem atrapalhar a visualização do entrevistador - e, também, organização - com um fundo simples, sem amontoado de objetos ou muita informação visual. Na hora de se vestir, valem os mesmos princípios usados para um encontro presencial, use roupas adequadas a ocasião e nada de exagerar na maquiagem.

Concentração

Você vai precisar de muita concentração para interagir com o recrutador e responder suas perguntas. Portanto, é preciso escolher um lugar onde não haja barulho, pessoas circulando ou te chamando durante a entrevista. Se preciso, avise a quem estiver por perto que não te interrompa enquanto a transmissão não acabar.

Espere

Muitas vezes há um pequeno atraso na transmissão do som, durante a ligação via videoconferência. Antes de responder a alguma pergunta aguarde alguns segundos. Dessa maneira, o recrutador poderá escutar claramente sua resposta do início ao fim.

Pratique

Simular a entrevista antes que ela aconteça pode te ajudar. Enquanto pratica para falar com os recrutadores, aproveite para testar os equipamentos, a luz e o lugar que você escolheu para o momento do seu encontro com eles.

Quem já fez

Vinícius Batista, publicitário de 22 anos, já passou pela experiência e garante não ter tido muitas dificuldades. Para ele, a praticidade de uma entrevista via Skype compensa a estranheza deste modelo de seleção nem tão habitual. "Parece mais uma conversa informal. A tecnologia facilita a entrevista sem prejudicar o resultado dela", comenta.

O jovem conta que o nervosismo acaba sendo igual ao de uma seleção presencial, mas o fato de não precisar se deslocar até outro lugar e passar por esperas longas ajudam a aliviar a tensão. Ele aprovou a experiência: "Entrevista é sempre muito tenso, você não vai se livrar disso, até porque as perguntas são aquelas padrões. Mas, pelo Skype, é mais cômodo para os dois lados. Também existem outras formas de ser testado pessoalmente e não faltam oportunidades para que você esteja cara a cara com as pessoas da empresa e seja visto sem ser por uma tela. É um facilitador inicial para que as outras etapas sejam mais diretas e certeiras", concluiu o publicitário.  

Comentários