Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ensino a Distância: futuro da educação

Ambiente virtual de ensino a distância permite ao aluno criar sua própria dinâmica de estudo
Por: Taísa Silveira 04/09/2017 - 00:00 - Atualizado em: 04/09/2017 - 08:33
EAD torna-se alternativa para quem precisa de horários flexíveis
EAD torna-se alternativa para quem precisa de horários flexíveis

*Por Katarina Bandeira

Conciliar trabalho e estudo nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes as atividades do dia a dia impedem quem procura uma especialização ou graduação de ingressar em um curso presencial. Com o intuito de suprir as necessidades de quem precisa de horários flexíveis para estudar, muitas faculdades investem em um sistema de ensino que vem ganhando cada vez mais seguidores, a Educação a Distância (EAD).

O que exatamente é o EAD?

O EAD é uma modalidade educacional com horários e turnos que podem ser ajustados à necessidade do interessado. O estudante tem acesso às aulas e ao conteúdo ministrado no curso escolhido, geralmente, através um ambiente virtual de aprendizado (AVA). Essa plataforma é responsável por criar uma sala de aula online, permitindo o acesso ao conteúdo a ser estudado, trabalhos, exercícios e provas, além do contato direto com professores e tutores.

“No ambiente virtual as dúvidas solicitadas são respondidas em até 24 horas. Além disso, o estudante pode fazer qualquer uma das atividades em qualquer horário, em casa ou pelo celular. Basta ter um ponto de acesso à internet”, afirma Dayanne Ximenes, gerente do EAD do Grupo Ser Educacional. Ela também explica que, uma vez que o conteúdo é trabalhado em módulos e totalmente disponibilizado na plataforma online, fica mais fácil para o aluno definir seu próprio método de aprendizado.

O que é preciso para cursar EAD?

A parte principal é ter um computador com acesso à internet. Depois desenvolver uma linha de organização e se dedicar aos estudos. Apesar de parecer mais simples do que a opção presencial é preciso ter muita disciplina para conseguir levar o curso de forma adequada. A falta de foco pode fazer você perder o controle do conteúdo, fazendo com que a motivação também se perca.

Como o curso se organiza?

Os cursos de modalidade EAD, organizam-se a partir de módulos em que os conteúdos são apresentados gradualmente aos alunos. A média de módulos varia entre semestre e curso, mas a dinâmica entre eles é parecida. Ao final de cada conteúdo o estudante realiza as provas como se estivesse em uma disciplina presencial. Também são disponibilizados exercícios para ajudar no preparo, que podem ser feitos em qualquer parte do aprendizado. “O aluno pode escolher ler todo o livro virtual primeiro e assistir todas as videoaulas, antes de começar os exercícios e vice-versa”, afirma a gerente.

Aulas presenciais

Apesar da proposta ser criar um ambiente virtual para o aprendizado, alguns cursos exigem que uma parte de seu conteúdo se dê de forma prática, com aulas presenciais. Gastronomia e graduações na área de saúde são exemplo de que o estudante terá que dedicar uma parte do seu tempo para ter a experiência em ambiente físico. Porém, mais uma vez a flexibilidade aparece como diferencial para quem opta por esse tipo de formação, uma vez que é possível encontrar horários  convenientes para cada aluno.

E você, já pensou em fazer um curso EAD? Conheça os cursos EAD da UNIVERITAS e comenta qual deles você gostaria de fazer conosco. 

Comentários