Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Engenharia de segurança no trabalho pode ser diferencial no currículo

Profissionais trabalham para minimizar riscos em empresas e ao meio ambiente
Por: Katarina Bandeira 24/11/2017 - 12:59

Cenário para quem quer trabalhar na área não poderia ser mais favorável. Foto: Freepik

 

 

Nenhum outro ditado se encaixa tão bem com o engenheiro especialista em segurança do trabalho quanto “prevenir é o melhor remédio”. O profissional ocupa-se diretamente com a prevenção de acidentes em âmbitos corporativos, prevendo possíveis riscos ambientais, além de realizar treinamentos voltados à segurança no trabalho. Qualquer empresa que tenha funcionários em regime de CLT precisa montar uma equipe para garantir a segurança de seus colaboradores, sejam elas públicas, privadas ou até mesmo órgãos governamentais. Por conta disso, quem opta pela especialização encontra um vasto campo atuação.  

O que faz um engenheiro em segurança do trabalho?

Fiscalizar, orientar e prevenir. Podemos dizer que estes são os três pilares para quem escolhe trabalhar com segurança no ambiente de trabalho. Geralmente à frente de uma equipe voltada à atividade, o engenheiro orienta funcionários sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, elabora planos para prevenir acidentes tanto dentro das organizações quanto de impacto ambiental, auxilia empresas a respeito de higiene do trabalho, além de fiscalizar os espaços frequentados pelos trabalhadores. Ele também orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pode ministrar palestras e treinamentos a respeito das Normas Regulamentadoras (NRs) e da própria política de segurança da empresa.

A importância do profissional

Pode não parecer, mas o número de pessoas que se acidentam no trabalho é grande. Dados da Previdência Social apontam que, entre 2013 e 2015, o número de casos era maior que 600 mil em todo o Brasil. Por isso a atuação do profissional dentro das empresas se torna tão importante. Primeiramente, o afastamento de um funcionário gera perda de produtividade, além disso tanto o mercado internacional quanto o nacional exige cada vez mais certificações em saúde e segurança. O aumento da consciência ambiental da população também faz com que as empresas fiquem mais focadas em suas responsabilidades sociais, como a preocupação com a saúde ocupacional e os danos que a sua produção (seja de resíduos químicos ou produção de lixo), pode causar ao meio ambiente.

Mercado de trabalho

O cenário para quem quer trabalhar na área não poderia ser mais favorável. No Brasil, pode-se encontrar quem precise de orientação trabalhando com produção artesanal ou  empresas voltadas para engenharia. Mesmo que o país esteja em uma situação econômica delicada as áreas de produção industrial permanecem sólidas em muitos setores. Companhias siderúrgicas, de mineração e metalurgia, além de áreas da construção civil são apenas algumas que oferecem vagas para o engenheiro de segurança do trabalho.

Por fim, apesar da legislação exigir a presença de uma equipe para fins de prevenir possíveis acidentes, essa equipe não precisa ser fixa dentro da instituição. Ou seja, o engenheiro continuar atuando como autônomo, prestando consultoria a diversas empresas.

 

Se interessou pela área? Na UNG você encontra a pós graduação perfeita para você!

 

Comentários