Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Emprego para montar

No Dia do Diagramador, profissional conta os segredos de montar uma página de periódico
Katarina Bandeira Por: 28/03/2019 - 15:26

Organizar um jornal impresso ou uma revista é muito mais do que apenas colocar o texto em uma folha. Para diagramar as várias páginas dos periódicos nacionais é preciso pensar em infográficos, espaços a serem preenchidos e ter muita criatividade. Funciona quase como um quebra-cabeças, com peças de tamanhos diferentes prontas para serem encaixadas. A prática, porém, exige um pouco mais de complexidade. Para ajudar a montar esses espaços, o designer George Oliveira explica um pouco mais o processo de criação.

O ponto de partida

A diagramação de uma página de jornal começa com um projeto gráfico. Ele é o ponto de partida para que o designer consiga manter a identidade visual da publicação. “Não tem uma regra que diga o é preciso encaixar primeiro. Mas começar pela manchete da página é uma ideia”, aconselha George. Ele conta que, geralmente, procura saber o que o repórter ou editor quer para a página, quantidade de matérias, fotos e infográficos e assim começa a planejar mentalmente para executar no computador.

O tempo é relativo

Assim como a montagem de um quebra-cabeças, não existe receita certa de velocidade na hora de começar a diagramar um conteúdo. Uma página em branco pode levar alguns minutos para ser preenchida ou adentrar por horas dependendo da complexidade. “Você pode demorar mais para diagramar algum projeto especial, que envolve infográficos e fotos. Outros mais simples (o que significa o grosso do jornal), podem levar de 1 a 5 minutos”, explica o designer.

E nada de uma página para cada um. “Não existe uma quantidade mínima ou máxima de páginas para cada designer diagramar por dia. Há dias que você diagrama mais e outros menos” comenta. George explica que é muito incomum somente um profissional ficar responsável por toda uma confecção de um periódico. “Em uma emergência é possível um único designer diagramar o jornal inteiro, mas, no dia a dia, isso se torna inviável pelo tempo em que se leva a edição de um jornal”, revela.

Observe as opções

Apesar do enxugamento dos jornais e das revistas impressas ser uma realidade para a mídia mundial, o designer afirma que ainda há espaço no mercado. “Para quem é designer e quer trabalhar com jornais, ainda existe espaço. Procure observar o projeto gráfico que existe, os infográficos, como é diagramado e com aquele que você se identificar, tente conhecer mais e quem sabe fazer parte dele”, aconselha.

Quer saber mais sobre este assunto? Conheça o curso de Publicidade e Propaganda da Univeritas!

 

Comentários