Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Em 2018, aprenda a economizar e passe o ano todo com dinheiro no bolso

É indispensável possuir uma reserva suficiente para atravessar o período crítico da economia e situações não previstas
Por: Taísa Silveira 05/01/2018 - 10:18 - Atualizado em: 05/01/2018 - 11:02
É indispensável possuir uma reserva suficiente para atravessar o período crítico da economia e situações não previstas/Pixabay
É indispensável possuir uma reserva suficiente para atravessar o período crítico da economia e situações não previstas/Pixabay

Por Rafaella Sabino


Final de ano é aquele momento em que as pessoas tiram um tempo para reformar a casa, comprar roupas novas, participar de festas e amigos-secretos. Tudo isso demanda algo muito importante, porém escasso, para todos: dinheiro. Geralmente, essas e outras despesas acabam recaindo sobre o 13º salário. E, quase sempre, as contas passam do ponto. Pensando nisso, para começar o ano de 2018 equilibrando os gastos e acertando as dívidas, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar a economizar e fazer seu dinheiro ser ainda mais rentável. Confira!

Reserva para período crítico

Para o professor de Contabilidade e Administração Financeira da UNIVERITAS Hermenegildo de Souza Neto, o grande passo para começar o ano economizando é pagar ou reduzir os débitos, em especial do cheque especial e cartão de crédito. “Quem conseguiu guardar um pouco do 13º, deve usá-lo agora para pagar as despesas básicas de IPTU, IPVA, matrícula de escola e lista de material escolar”, diz. “Aqueles que não estiverem enquadrados em nenhuma dessas situações devem utilizar pelo menos uma parte do dinheiro para iniciar um investimento ou guardar”, complementa.

O professor destaca que é indispensável possuir uma reserva suficiente para atravessar o período crítico da economia e situações não previstas, como doenças, acidentes, vazamento em casa, dentre outros. “A turbulência política que vivemos poderá trazer muitas incertezas em seu horizonte. Nesse caso, sem reserva, a travessia pode ser mais difícil”, afirma. Ele lembra que orçamento e gestão financeira familiar não é assunto para apenas uma pessoa, deve ser conversado em família.

Dicas para começar 2018 economizando

1 - Guarde seu cartão de crédito em casa e pague tudo à vista. Caso você tenha abusado dele, aproveite os programas de pontuação.
2 - Se sua renda for variável, o cuidado deve ser maior. Faça uma média dos últimos 12 meses e identifique os períodos em que você ganha mais e menos. Organize-se para pagar seus custos fixos e, quando ganhar acima da média, guarde o restante em uma poupança.
3 - Organize-se para pagar todas as contas assim que entrar o seu salário. Assim fica mais fácil de visualizar quanto dinheiro sobra, além de evitar que você esqueça de quitar algum débito.
4 - Siga a regra dos 50, 15, 35. Ou seja, separe 50% da sua renda para gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte, educação; 15% para prioridades financeiras, como pagamento de dívidas mais urgentes ou para a poupança; e 35% para hobbies e 35% para gasto relacionados a lazer, cuidados com beleza, academia, dentre outros.
5 - Crie prazos para seus objetivos. Até quando você quer pagar aquela dívida? Daqui a quanto tempo você quer comprar tal produto?
6 - Como os planos de saúde estão cada vez mais caros, reavaliar as opções mais simples.
7 - Prefira atacados à supermercados e sempre faça pesquisas de preço.
8 - Tenha uma poupança mensal e a considere como uma dívida externa.
9 - Avalie se é melhor consertar ao invés de comprar um produto novo.
10 - Economize água e energia. Além de ser uma atitude cidadã, você estará economizando dinheiro.
11 - Diminua as saída para restaurantes, barzinhos e shows.
12 - Leve seu almoço e lanche para o trabalho.
13 - Caso precise cortar a academia, pratique esportes ao ar livre.
14 - Tenha um cofrinho e junte todas as moedas que passarem por suas mãos.

E você? Como costuma planejar seus gastos financeiros? Conta para a gente! Conheça também o curso presencial de Ciências Contábeis da UNIVERITAS!

 

Comentários