Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


É possível aprender a ser criativo na faculdade?

Profissionais que usam essa habilidade como ferramenta de trabalho falam sobre o tema
Por: Paula Brasileiro 16/08/2017 - 12:00 - Atualizado em: 16/08/2017 - 12:00
Criatividade é dom, ou dá para se aprender?
Criatividade é dom, ou dá para se aprender?

Criatividade - do latim 'creare', que significa criar. Esta é uma habilidade que pode (e deve) ser aplicada nas mais diversas áreas da vida. Criar novas ideias, projetos, situações e, até mesmo, soluções para os problemas, pode tornar o cotidiano mais fácil. O potencial criativo de cada um pode se manifestar de maneiras distintas e em diversos segmentos. Mas, será possível aprender a ser criativo? Ou este é um dom que o ser humano simplesmente tem ou não? Conversamos com alguns profissionais que usam a criatividade como ferramenta de trabalho, como designers, publicitários e ilustradores, para entender como isso funciona. Confira.  

Victor Cayke, 24 anos, Publicitário e Designer


(Foto: Arquivo pessoal)

Todo mundo nasce criativo, uns com maior aptidão do que outros e essa variação se dá através de vivências e experiências pessoais, referências através de livros, filmes, música, dentre outros. Por isso, existem técnicas que estimulam a criatividade, muitas delas podem ser desenvolvidas na fase adulta, mas é importante estimular desde a infância, assim esse cidadão fica apto a utilizar sua criatividade em qualquer meio, seja para si ou no seu trabalho.

Bernardo Wictor, 28 anos, jornalista e ilustrador


(Foto: Arquivo pessoal)

O cérebro é um músculo. Claro que é possível ensinar, exercitar, estimular... Dons não existem. Existem predisposições.

Giselle Rosa, 29 anos, ilustradora


(Foto: Pri Santos)

Criatividade é um exercício constante. A pessoa pode ter mais facilidade para trabalhar certos temas criativos - eu por exemplo, tenho facilidade para lidar com desenho desde que me lembro, mas meu aprimoramento é essencial para que hoje eu consiga chegar a um resultado satisfatório nos meus jobs. A gente, que é ilustrador, precisa ser criativo praticamente o tempo todo; dependemos não só da criatividade em si, mas de todo um estudo e dedicação de anos. Algo que eu consiga resolver criativamente em 30 minutos só acontece porque estou investindo nisso praticamente a minha vida toda. Então, essa história romantizada da pessoa que nasce com um "dom" foi algo que eu sempre ouvi as pessoas me falarem, mas tenho desconstruído com tempo porque não é bem assim, é preciso aprender sim.

Sérgio Ramos, 31 anos, Designer Gráfico


(Foto: Arquivo pessoal)
 

Você nasce criativo. Quando criança, temos uma mente imensamente criativa que se for desenvolvida da maneira correta tende a fazer com que nos apaixonemos cada vez mais pelo poder de criar e mudar tudo aquilo ao nosso redor. Muita gente fala que não se acha criativo e isso está errado. A criatividade está dentro de cada um de nós e cabe a você desenvolvê-la novamente ou simplesmente aprimorá-la. Aos que perderam essa essência, corre, que sempre haverá tempo e um mundo lá fora esperando pelas suas ideias. Criatividade é saber ver além do óbvio.

E você, o que pensa sobre a criatividade? Compartilha sua opinião com a gente!

Comentários