Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Docente de Enfermagem lança teste em Congresso

Denver II permite avaliar o desenvolvimento em crianças de zero a seis anos
Assessoria de Comunicação Por: 19/10/2017 - 14:00 - Atualizado em: 23/10/2017 - 11:37
Imagem mostra pessoa segurando um livro
Ana Llonch Sabatés, docente da UNG, é responsável pela padronização do exame no Brasil
Por José Lima
 
A professora doutora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade UNG, Ana Llonch Sabatés, realizou o lançamento do Teste Denver II Para a Criança Brasileira, durante o VII Congresso de Enfermagem Pediátrica e Neonatológica. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP), aconteceu entre os dias 01 e 03 de outubro, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo.  A docente é responsável pela padronização do exame no Brasil, sob a autorização do autor e pioneiro do teste, William K. Frankenburg. 
 
O Denver II é um teste de screening (triagem), universalmente aceito e o mais usado na avaliação do desenvolvimento da criança pela comunidade científica, nacional e internacional. Além disso, é um instrumento que permite avaliar o desempenho da criança com desenvolvimento típico por meio de atividades adequadas para a idade, de zero a seis anos. 
 
Na opinião de Ana Claudia Puggina, coordenadora dos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem da UNG, este é um grande marco para o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Instituição. “Estamos orgulhos pelo lançamento do Denver II no Brasil, sob a responsabilidade da professora Ana Sabatés, que o padronizou. Esta iniciativa está sendo reconhecida nacionalmente e valoriza o nosso trabalho junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, explica.
 
O exame já vinha sendo aplicado no Brasil, por pesquisadores e profissionais da área de saúde, há mais de quatro décadas, apesar de não estar autorizado e padronizado para a criança brasileira. A facilidade de aplicabilidade, o pouco tempo para sua execução (10 a 20 minutos) e a idade de abrangência (entre zero e seis anos), tornou o Denver II elegível para uso na avaliação e vigilância do desenvolvimento de crianças brasileiras que frequentam creches, pré-escolas, unidades básicas de saúde, ambulatórios, hospitais, serviços especializados em distúrbios de desenvolvimento infantil, no ensino, na assistência e na pesquisa. 
 
Publicado por Frankenburg em 1990, o Denver II teve sua validação realizada em crianças americanas residentes no Colorado e em Denver, nos Estados Unidos, cujo teste possui grande valor para a avaliação do desenvolvimento infantil na medida em que permite detectar as crianças assintomáticas com possíveis problemas.

Comentários