Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Docente da UNG assume presidência de duas grandes entidades internacionais

A posição alcançada representa maior visibilidade internacional do Programa de Pós-Graduação
Assessoria de Imprensa Por: Isabella Silveira 13/06/2017 - 10:52 - Atualizado em: 13/06/2017 - 10:55
Dra. Magda Feres
Dra. Magda Feres
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UNG, Dra. Magda Feres assumiu, assumiu recentemente cargos para presidência de duas entidades internacionais, denominadas International Academy of Periodontology (IAP), sediada em Boston, Estados Unidos da América, e do grupo de Pesquisa Periodontal da International Association for Dental Research (PRG/IADR), localizada em Virgínia, também, nos EUA.
 
A IAP foi fundada em 1985 e tem como missão “melhorar o conhecimento e disseminar informações sobre periodontia mundial para aqueles que têm interesse na prevenção e tratamento de doenças periodontais”. É a única Associação de Periodontia com caráter, realmente, internacional, por realizar Congressos em regiões que recebem poucos eventos com palestrantes de renome mundial, como os encontros de 2009, 2011 e 2017, que ocorreram respectivamente na Índia, Ucrânia e Transilvânia.
 
A International Association for Dental Research (IADR) é a maior e mais renomada Associação de Pesquisa em Odontologia. Abrangendo todas as áreas de concentração, a IADR é uma organização sem fins lucrativos com quase 11 mil membros em todo o mundo. Tem por objetivo, promover pesquisas na área e representar a comunidade acadêmica, aumentando conhecimentos para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo. Os grupos de pesquisa são divididos por áreas, como o Grupo de Periodontia, no qual Magda é presidente.
 
Para a professora, ocupar uma posição como membro do corpo diretivo desses grupos significa o reconhecimento da sua carreira até aqui. Nenhum pesquisador de outra universidade, brasileira, presidiu esse cargo no PRG/IADR ou na IAP, anteriormente. Isso é um indicativo do apoio que a UNG sempre deu à pesquisa de qualidade. “Nas minhas palestras e reuniões no exterior levo sempre comigo o nome da Instituição, e isso ajuda a atrair pesquisadores e estudantes de todo mundo”, explica a professora.
 
“Na prática, esses cargos de presidência de Associações Internacionais de prestígio são importantes para ampliarmos ainda mais nossa inserção internacional, que é um ponto muito valorizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), nas avaliações dos programas de pós-graduação”, conclui a professora.
 
A pesquisadora ressalva a importância em promover o avanço da pesquisa e aumentar o conhecimento para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo, apoiar e representar a comunidade de pesquisa, e facilitar a comunicação e a aplicação dos resultados da investigação científica.
 
Sobre Magda Feres:
Coordenadora do programa de pós-graduação em Odontologia da UNG. Graduada em Odontologia pela Universidade Gama Filho (RJ), Mestre em Periodontia pela UFRJ, Doutora em Biologia Oral pela Harvard University e Pós-doutora em Microbiologia Oral pelo Forsyth Institute (Fundação de Pesquisa ligada à Harvard). Pesquisadora do CNPq nível 1 e do Forsyth Institute. Presidente da International Academy of Periodontology e do Grupo de Pesquisa em Periodontia da International Association for Dental Research. 
 

Comentários