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Digital influencers: o que são e como se tornar um

Saiba como se tornar um influenciador digital e confira todos os benefícios da profissão
Por: 01/02/2017 - 00:00 - Atualizado em: 01/02/2017 - 10:19
Foto: Freepik
Saiba como ser um youtuber ou blogger de sucesso
Por: Camilla de Assis e Taísa Silveira
 
Você sabe o que é um digital influencer? Nada mais é do que uma pessoa que influencia outras digitalmente, por meio das mídias sociais e internet. Ser categorizado como um digital influencer é ingressar na profissão da moda e ter garantia de poder e privilégios.
 
Primeira coisa a ser entendida sobre os digital influencers é que eles possuem muita responsabilidade, justamente por serem formadores de opinião. Tudo o que for dito como bom ou ruim pelos influenciadores será considerado assim por seus seguidores. Então, se você quer se tornar um, é preciso ter sensatez em suas publicações.
 
O marketing também está intimamente envolvido com os digital influencers. Após a “fama” nas redes sociais, os profissionais são frequentemente procurados por marcas que usam os influenciadores para conseguirem conversões em vendas na internet. Caso você tenha interesse em seguir essa profissão, é importante equilibrar a divulgação de produtos com a produção de conteúdo para que sua rede não vire apenas um meio para propaganda. 
 
Como ser um digital influencer?
 
O negócio é viralizar. Para ser um digital influencer você vai ter que viralizar e se tornar conhecido. Além disso, é importante também ter muitos seguidores e/ou curtidores em suas redes sociais. Essas pessoas precisam estar em grande número, bem como ser engajadas nas suas publicações.
 
São válidas muitas curtidas, muitos comentários e compartilhamentos sobre as coisas que você posta. Para alcançar isso, é necessário fidelizar seu público. Expresse sua opinião sobre diversos assuntos, faça publicações diariamente ou semanalmente - a depender o conteúdo que você produz.
 
Por que é uma profissão promissora?
 
Ser digital influencer está na moda e reúne uma série de benefícios, principalmente financeiros. De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela companhia The Shelf, pouco mais de 65% das empresas e marcas entrevistadas já realizaram estratégias de Marketing de Influências (feito pelos digital influencers) e 52% das corporações têm verba destinada exclusivamente a ações de mídias sociais.
 
Ou seja, você pode receber diversos produtos gratuitamente das empresas - para que você os teste e diga suas impressões para seus seguidores -; cobrar por anúncios em seus vídeos, redes sociais; ou ainda ser contratado para ações de marketing em nome das corporações.
 
Carreira
 
Rose Hapuque começou a produzir conteúdo em seu canal no YouTube e em seu blog há cerca de três anos. A ideia de alimentar os perfis em sites na internet surgiu da defasagem de conteúdos relacionados a cabelos do tipo 4C. “Eu senti essa carência, essa necessidade de ter uma blogueira que atingisse esse tipo de público”, confessou Rose. Segundo a classificação feita pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey, os cabelos dividem-se entre lisos (1A), ondulados (2A, 2B, 2C), cacheados (3A, 3B, 3C) e crespos (4A, 4B, 4C).Cada tipo demanda cuidados e produtos específicos. 
 
 O cabelo de Rose é do tipo mais crespo “conhecido como cabelo afro”, revela. Incentivada por amigas, a youtuber passou a gravar vídeos falando sobre sua rotina de cuidados com o cabelo. “Eu queria que meu canal abrangesse as meninas negras, de classe C, com cabelo igual ao meu. Queria que elas se identificassem comigo” conta.
 
Na busca pela reconstrução de sua auto estima e identidade, Rose que já passou por alisamentos químicos revelou o desejo de inspirar outras mulheres, que assim como ela, sofreram bullying em algum momento de suas vidas em razão do cabelo crespo. “Sofri bullying no ensino fundamental e por isso alisei meu cabelo. Quando voltei a ter meu cabelo natural há quase 5 anos a minha auto estima mudou, aumentou” revela.
 
Mas para além da visibilidade estética do cabelo afro, existe também um mercado de produtos que contempla esse público que está ávido por novidades. “Eu tenho 53 mil inscritos [no canal do Youtube], mas acho que a gente começa a perceber que está chegando num nível mais importante quando as empresas começam a entrar em contato, quando a gente começa a fazer trabalhos e ser reconhecida na rua” diz. 
 
Em novembro de 2016, ela recebeu um convite de uma grande marca de cosméticos, e tornou-se garota-propaganda. “Eu fiquei muito feliz, chorei. Mas foi muito depois que me toquei de que eu era uma influenciadora digital. Hoje vejo que as pessoas consomem o que eu indico, vão aonde eu vou, querem saber a minha opinião. Eu percebi que não sou só uma blogueira” comemora.
 
Oportunidades
 
Além de todo benefício conquistado através do aumento de sua auto-estima, Rose revela que ser uma digital influencer é uma profissão pouco definida mas cheia de surpresas. “A gente tem a oportunidade de viajar e tem um carinho grande do público, este é o benefício principal. Sou muito feliz por mudar a vida de outras pessoas, ouvi de muitas meninas que eu trouxe empoderamento, abri suas cabeças, e este é o maior benefício de todos. Hoje em dia eu tenho empresa, isso é um privilégio”, confessa. 
 
Além do prestígio, a liberdade de fazer seus próprios horários é animadora. “Apesar de ser cientista social de formação, hoje em dia eu trabalho de acordo com minhas escalas. Eu sou a minha chefe” diz.
 
Dicas
 
A blogueira e youtuber também dá algumas dicas sobre como fazer sucesso na web. “Meu crescimento foi bem natural, orgânico, espontâneo, tanto do canal quanto do Instagram e Facebook. Mas já fiz algumas táticas como postar vídeos todo dia, vídeos sobre crescimento capilar que chegam até 20 mil visualizações, ou fazer vídeos que estão bombando no momento” conta.
 
Portanto se você deseja uma projeção no meio digital, escolha bem um tema ao qual você se identifique e goste de falar, foque em seu público alvo e seja responsável. Com paciência e dedicação, você também pode se tornar um blogger ou youtuber de sucesso. 
 
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