Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dicas para quem vai começar a graduação

Calouros devem estar preparados para os impactos que as mudanças no método de ensino irão trazer para a vida e carreira
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 08/03/2017 - 10:17 - Atualizado em: 08/03/2017 - 10:20
estudante
É preciso se adaptar à nova rotina de estudo, aos métodos dos professores e aos conteúdos programáticos

Depois de tanto tempo estudando em horários rígidos e com atividades impostas no modelo do Ensino Médio, quando o estudante chega a Universidade ganha autonomia num universo muito mais amplo. Ser calouro não é uma missão fácil, nessa etapa aumenta a importância de tomar a iniciativa para aprender e conhecer pessoas e lugares. É preciso se adaptar à nova rotina de trabalho e estudo, aos métodos dos professores e aos conteúdos programáticos.

 

De acordo com o vice-reitor da Universidade UNG, Ricardo Marafon, o jovem deve estar atentos aos impactos dessa mudança para sua carreira. “Na Universidade, o estudante assume mais autonomia e responsabilidade. É preciso planejamento, organização das atividades diárias e, acima de tudo, maximizar sua habilidade de aprender. O aluno deve ser proativo e não ficar apenas reagindo aos direcionamentos do professor, pois em poucos anos enfrentará o mercado de trabalho com sua nova profissão. Dedicar-se às leituras complementares, vídeos sobre a rotina da profissão escolhida, de como ser melhor sempre: esse é o caminho”, afirma.

 

Pensando nisso, listamos dicas importantíssimas para você se preparar para o primeiro semestre:

 

Equilíbrio entre estudos e diversão

O primeiro ano normalmente é aquele que você quer aproveitar tudo, mas vá com calma. Você deve aproveitar, mas não pense que o mundo vai acabar se você deixar de ir a alguma festa. Tenha sempre em mente que o seu foco é estudos e que no final das contas você precisa aproveitar ao máximo esse período. Saiba equilibrar as festas com as demandas dos professores e reserve um tempo para outro tipo de lazer e descanso também.

 

Conheça a sua universidade

As universidades possuem milhares de cursos, ambientes de suporte e atividades que muitas vezes desconhecemos. Procure se envolver com os departamentos acadêmicos, times de esporte, atividades da biblioteca, empresas e cursos extras. Com certeza, além de fazer amigos você irá aprender muito. Além disso, manter-se conectado com alguma atividade da faculdade faz com que você crie um vínculo produtivo e positivo com os estudos.

 

Descubra seus interesses

O primeiro ano sempre será pautado em matérias básicas e nem sempre conseguimos pensar qual área e carreira seguir. Mas é importante começar desde já a organizar seu currículo. Pensar sobre seus interesses, buscar cursos complementares, trocar ideias com os professores fará com que você construa uma apresentação desde o seu primeiro ano, isso fará com que você obtenha grande vantagem quando começar a procurar uma oportunidade de emprego.

 

 Aprenda a estudar

Estudar para provas e fazer pesquisas na faculdade é diferente de como você fazia na escola. Nesse estágio será exigido de você muito mais reflexão sobre o conteúdo. Cópias, plágios e pesquisas superficiais não serão aceitas. É importante que você deixe a preguiça de lado e dedique-se a leitura. Descubra o seu estilo de aprendizagem, isso ajudará a você não perder o foco nos objetivos.

 

 Descubra qual o seu grupo

A faculdade normalmente demanda uma série de trabalhos em grupos. Criar um bom grupo de trabalho onde haja identidade é muito importante. O grupo pode ser o mesmo que você costuma se divertir, mas não necessariamente. Nessas horas mais vale a responsabilidade de buscar bons resultados.

 

Organize-se

Você vai se assustar com o volume de livros, textos e materiais que são compartilhados e solicitados. Sejam eles arquivos digitais ou impressos, xerox ou livros, é importante que você mantenha tudo organizado. Na universidade, o texto do primeiro semestre pode ser útil no último.

 

Não deixe o TCC para última hora

Não pense no TCC no último segundo. Muita gente começa a refletir sobre isso na última hora e acaba escolhendo um tema por impulso. A melhor saída é ir pensando no seu trabalho final ao longo do curso. Procure conversar com professores, ler trabalhos disponíveis na biblioteca, assistir a bancas avaliadoras, isso ajudará você a amadurecer sua ideia e fazer um TCC realmente estimulante.

Comentários