Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia do Neuropsicopedagogo - O que é e como atuar na área?

O ramo abrange diferentes setores do conhecimento, e é fundamental para compreender algumas formas de aprendizado.
Por: 06/12/2022 - 14:02
De todas as etapas do aprendizado, a infância é uma das mais importantes para a Neuropsicopedagogia. Crédito: Pixabay
De todas as etapas do aprendizado, a infância é uma das mais importantes para a Neuropsicopedagogia. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Muitas áreas de atuação são possíveis quando fazemos uma graduação, e o campo de trabalho pode ficar ainda mais vasto quando há uma mistura de diferentes ramos durante o período de especialização. É o caso, por exemplo, da Neuropsicopedagogia, que engloba as áreas de Pedagogia, Psicologia e Neurociência, com o intuito de explorar o processo de aprendizado. 

E para celebrar o Dia do Neuropsicopedagogo, acompanhe a matéria para conhecer um pouco mais sobre o tema, e descobrir uma nova área de atuação.

O que é a Neuropsicopedagogia?

Por muitos anos, a Ciência estuda as diversas formas de aplicar metodologias de ensino e adaptando às necessidades dos alunos que têm dificuldades no processo. Os estudos da pedagogia e da psicologia ajudam a definir onde essas dificuldades se encontram, além de dar uma base para compreender o que pode ser explorado para superar essas barreiras. 

A mescla com a Neurociência traz o diferencial da área, que utiliza de estudos de reação e comportamentos ligados aos movimentos cerebrais para entender como cada pessoa processa as informações recebidas. Essas análises podem ser feitas em pessoas de qualquer faixa etária, havendo uma enfoque pedagógico especial em bebês e crianças, mas não se descarta a possibilidade de observar pontos interessantes em adultos também.

Como atuar na área

Para se tornar um neuropsicopedagogo é preciso ter uma graduação, além de buscar algumas especializações, entre os cursos de pedagogia, psicologia e neurociência. É necessário ainda ter a prática de atendimento para saber lidar com seu público alvo, que em geral são crianças.

E então, agora que você conhece um pouco mais sobre essa área fascinante, que tal saber mais sobre esses cursos e decidir sua nova área de atuação profissional? Saiba mais aqui!

Comentários