Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia do Fisioterapeuta: A ascensão da profissão no mercado de trabalho

Por: 13/10/2020 - 16:14
Com menos de 60 anos de regulamentação, a fisioterapia é considerada uma profissão relativamente nova no Brasil. Antes da oficialização da carreira no País, os serviços de fisioterapia eram realizados por “médicos de reabilitação”. Com o passar dos anos e o avanço científico, a fisioterapia foi se tornando a função importante que conhecemos hoje. E, de tão essencial, os profissionais ganharam um dia em sua homenagem, que é celebrado nesta terça-feira (13).
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para um indivíduo ser considerado saudável, é necessário mais que estar livre de enfermidades. Ou seja, precisa estar em estado completo de bem-estar físico, mental e social. Segundo a Drª Nara Porto, fisioterapeuta, doutora em Ciências e coordenadora acadêmica da área de saúde do grupo Ser Educacional, é neste contexto que a fisioterapia se faz tão importante perante a sociedade.
 
"O fisioterapeuta é o profissional que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha reabilitando lesões músculo esqueléticas, devolvendo movimento e proporcionando qualidade de vida para crianças, adultos, idosos e neonatos. Podemos dizer que é a profissão que promove o movimento", enfatiza a profissional.
 
Além da evidente importância para a sociedade, a área se encontra em constante expansão. Atualmente, são 12 especialidades registradas no Conselho de Fisioterapia, com diversas possibilidades de atuação. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cursar e se formar em fisioterapia pode significar estabilidade profissional.
 
"O profissional formado na área pode atuar no atendimento domiciliar, ambulatorial, hospitalar ou em clínicas e consultórios. Sou fisioterapeuta da área de Dermatofuncional, área que busca a reabilitação e promoção de saúde da pele, uma das áreas dessa profissão. Há muitas outras, assim como a fisioterapia Pneumofuncional, Terapia Intensiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Urogineco-Funcional, Osteopatia, Quiropraxia, a mais conhecida Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional", destaca a Drª Nara.
 
Para quem cursa ou deseja realizar o curso, a Drª Nara deixa um recado: "Aos futuros fisioterapeutas, eu diria que ser fisioterapeuta é poder reabilitar com o toque, é ter uma visão ampla, tratando o paciente como um todo. Para uma carreira de sucesso é preciso traçar seus objetivos de carreira e sobretudo ter muita ética, preocupar-se em promover e devolver a qualidade de vida aos seus paciente e fazer tudo com muito amor", aconselha.
 
Sonha em fazer fisioterapia?
 
Deseja cursar fisioterapia? A UNG tem o  que você precisa para realizar seu sonho. Ligue e consulte a disponibilidade:
 
 
UNG - Guarulhos
 
- R. Eng. Prestes Maia, 88 - Centro, Guarulhos - SP, 07023-070
 
- Telefone: (11) 2464-1700

 

Comentários