Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia da Imprensa: Qual sua importância para a democracia

Fundamental para manter a população informada, entenda o papel da imprensa na formação do pensamento crítico da sociedade
Por: 01/06/2022 - 08:58 - Atualizado em: 01/06/2022 - 09:01
O cinegrafista é um dos profissionais da imprensa. Crédito: Pixabay
Escrito por Rachel Andrade
 
O acesso à informação é um direito fundamental no Brasil, assegurado no artigo 5° da Constituição Federal de 1988. Além do acesso de todos, é primordial que os profissionais da comunicação, como os trabalhadores da imprensa, por exemplo, possam divulgar e propagar toda e qualquer informação.
 
A imprensa cumpre um papel de alto valor na manutenção das estruturas democráticas de um país, e é preciso que toda a população entenda sua função. Dessa forma, é possível criticar, seja de forma positiva ou negativa, suas atitudes, além de ter uma visão ampla do que acontece em diversos cenários. Confira aqui algumas informações relevantes para compreender um pouco mais a importância da profissão no Brasil.
 
Data que virou lei
Existente no país desde a chegada da família Real portuguesa em terras tupiniquins, a imprensa passou por diversas mudanças e vivenciou acontecimentos históricos, inclusive o período da ditadura militar, quando foi censurada de diversas formas. Mesmo após a retomada da democracia no Brasil, em 1985, foi apenas em 1999 que a Lei 9831 foi sancionada, instituindo o 1 de junho para celebrar o Dia da Imprensa.
 
Importância da imprensa
Como já foi possível verificar, a imprensa faz parte da formação do pensamento crítico de uma sociedade, pois ela registra os acontecimentos corriqueiros e históricos. Muitas vezes é por meio de trabalhos e relatos jornalísticos que se tem acesso ao que acontece em locais de pouco acesso da população, como regiões remotas, ou até mesmo em câmaras legislativas e gabinetes de representantes políticos.
O trabalho da imprensa vai ainda além, principalmente no ambiente virtual. Com o advento da globalização, o acesso à informação se tornou uma demanda cada vez mais presente, abrindo, assim, um leque de outras funções primordiais.
 
Formação em constante mudança
De acordo com o professor André Ferreira, coordenador do curso de jornalismo de uma das instituições de ensino superior do Grupo SER Educacional, a graduação na área está em constante evolução. “O profissional da área de Jornalismo hoje deve estar preparado para todas as possibilidades dentro da área da comunicação. As novas tecnologias da comunicação vieram para tornar o profissional jornalista em um profissional multimídia, que deve saber transitar por todas as áreas da produção da informação, seja ela em áudio, vídeo, foto ou texto”, ele exemplifica.
 
Vale ressaltar que dentro do grupo de profissionais da imprensa também se encontram o fotojornalista, o cinegrafista, o radialista, entre outros cargos que atuam diretamente com comunicação. Você conhece outros profissionais da imprensa e suas funções? Conta para a gente aqui nos comentários!

Comentários