Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Destaque-se entre os recrutadores em cinco passos

Confira estas dicas para chamar a atenção dos recrutadores e se destacar no mercado de trabalho
Por: Paula Brasileiro 16/01/2017 - 10:07
Confira estas dicas e destaque-se no mercado
Confira estas dicas e destaque-se no mercado

Entender o que se passa na cabeça de um recrutador não é fácil. Do currículo à entrevista de emprego, muitos são os detalhes que determinam se um candidato vai agradar ou não. Alguns passos podem ser fundamentais nesta empreitada e garantir sucesso na busca da vaga tão almejada. Confira algumas dicas para se destacar na corrida pela oportunidade sonhada.

1 - Capriche no currículo

Tudo começa na elaboração do currículo. Um layout bem desenvolvido e informações precisas podem garantir que o recrutador leia o seu. É importante ser objetivo, listar as últimas experiências profissionais, em forma decrescente, e destacar suas habilidades mas sem se auto elogiar, como indica Bruna Costa, Analista de Carreira do Núcleo de Carreira e Empregabilidade do Grupo SER: “Construa um currículo objetivo, sucinto, com informações necessárias e verídicas, tenha cuidado com o e-mail, crie uma conta profissional e só insira foto se solicitado pela empresa no anúncio da vaga. Informe sua formação acadêmica e experiências profissionais, sempre iniciando de sua atual e/ou última graduação ou experiência. Mencione suas habilidades em informática e idiomas detalhando seu nível de proficiência. Experiências também muito valorizadas são intercâmbio e trabalhos voluntários, caso possua não deixe de informar. Um currículo bem elaborado estimula o entrevistador a te convidar para participar de um processo seletivo”.

Leia também: Como um bom networking pode auxiliar na sua carreira
Cinco ideias para turbinar sua carreira (acadêmica e profissional)

2 - Marque presença

É legal circular na sua área indo à palestras, conferências e seminários. Conhecer as pessoas do meio e manter o diálogo pode ajudar com que seu nome seja lembrado quando aparecer alguma oportunidade.

3 - Não abandone as raízes

Manter bons contatos no mercado pode fazer toda a diferença. É importante cultivar os colegas da universidade, da pós ou do mestrado, formando uma rede significativa de relacionamentos. Os amigos sempre são uma boa fonte de indicação.

4 - Faça networking na web

As redes sociais podem ser aliadas poderosas para quem quer ser visto no mercado. Fazendo bom uso delas, você consegue se fazer ouvir e, além disso, chamar a atenção dos recrutadores. É preciso manter os perfis atualizados e organizados e tomar cuidado com as informações e conteúdos compartilhados.

5 - Prepare-se para a entrevista

Após conseguir ser visto e selecionado para uma entrevista de emprego, é importante estar preparado para ela. Estudar a empresa e a vaga pleiteada, antes do encontro com o recrutador, pode fazer toda a diferença. Também é interessante elaborar respostas para aquelas perguntas que sempre aparecem nestas situações e  participar ativamente da conversa perguntando também. “Pesquise sobre a empresa. Procure no site da organização e/ou através de outros canais sua missão, valores e cultura; é importante entender se os valores da empresa são compatíveis com os seus. Não esqueça que você será avaliado por tudo que fizer ou disser, seja claro e objetivo em suas respostas, evite rodeios ou ‘piadinhas’ com o entrevistador, leve o momento com seriedade e o máximo de profissionalismo, mostrando sempre ânimo ao falar, demonstre alegria e satisfação de estar concorrendo a uma oportunidade de poder participar do trabalho em que a empresa desenvolve”, orienta Bruna. Ela também fala como lidar com o nervosismo: “Durante a conversa, mesmo que esteja nervoso e inquieto, procure manter-se uma posição confortável, evite ficar com as pernas balançando, estalando sempre os dedos, esses pontos demonstram muita ansiedade e o selecionador poderá visualizar os pontos como negativos”.

Comentários