Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


De onde tirar motivação

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 29/08/2022 - 11:18
“Janguiê, minha vida é muito difícil, eu enfrento muitos problemas, não consigo me motivar para ir atrás de algo”. Eu tenho escutado muitas frases como essa ao longo do tempo, de pessoas que passam por dificuldades. A elas, digo sempre que de nada adianta se entregar ao lamento, quando apenas a ação é capaz de gerar mudança de vida. Pensar no futuro, na família e em você mesmo ajuda a gerar a motivação necessária para enfrentar os obstáculos do cotidiano. É tudo sobre ter um propósito.
 
Levantar da cama, muitas vezes, é um grande esforço. Lutar por um objetivo também pode ser. E alguns desses gastos de energia podem parecer inúteis, sem sentido, ou que não vão dar frutos. No entanto, é preciso ter em mente que tudo na vida tem um retorno futuro, mesmo que você não perceba. Ou seja, as noites mal dormidas resultarão em projetos concluídos, metas alcançadas; os momentos de estresse darão lugar a vitórias; o choro de dor ou tristeza se transformará em lágrimas de alegria. Ter isso em mente é o que vai trazer a motivação para continuar enfrentando as adversidades, com resiliência, cabeça erguida e a certeza de que, lá na frente, o “pagamento” virá. Essa é a lei da vida, a lei do universo: ele sempre conspirará a favor de quem se dedica a algo com afinco e coloca nessa empreitada esforço e amor.
 
Repito: a motivação é muito mais facilmente desenvolvida e mantida quando há um propósito muito claro por trás de um esforço. É a abdicação temporária de uma vida social mais ativa para focar nos estudos, com vistas, por exemplo, a passar em um concurso público; é o tempo dedicado a um novo projeto ou empreendimento. São esforços temporários que garantem resultados duradouros. Pensar assim já é se motivar a persistir. Por isso, faz-se necessário buscar o propósito de cada ação, pois encontrá-lo dá sentido a tudo. Mais que isso, é preciso encontrar o seu propósito de vida, o qual guiará suas decisões e será a grande motivação para caminhar sempre em frente.
 
Quem tem um propósito tem um destino. Quando esse propósito está bem consolidado na mente, vira força para resistir às intempéries e sobrepujar inimigos e obstáculos. Ele deve vir junto de um bom planejamento e da execução destemida de cada etapa necessária para chegar ao fim. Pensar que tudo tem um sentido, uma razão e um objetivo, é isto que trará uma motivação inabalável, uma vez que estará assentada sobre uma base sólida e forte. No mais, é manter os olhos à frente e a cabeça erguida, sem jamais parar ou retornar.

Comentários