Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


A dança no Brasil faz residência no Theatro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro tem importância fundamental na história do ensino da dança no Brasil
Por: Henrique Nascimento 27/04/2018 - 12:18 - Atualizado em: 27/04/2018 - 12:19
A dança no Brasil faz residência no Theatro/Reprodução
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica localizado no bairro de Cinelândia
Muito mais que habilidade técnicas, a dança é a arte que emerge do corpo. Para celebrar uma das mais antigas manifestações humanas, o Comité Internacional da Dança (CID), em 1982, estabeleceu o 29 de abril como Dia Mundial da Dança. A data não é aleatória, foi nesse nesse dia que Jean-Georges Noverre, importante bailarino, professor e coreógrafo francês, nasceu. 
 
No Brasil, um nome que se destaca historicamente é o da bailarina russa Maria Olenewa, responsável pela criação da primeira escola de dança no país. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, até então, capital do país, foi o berço dessa história. 
 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Foto: Vania Laranjeira/DilvulgaçãoHá quase 110 anos de história desde a construção do prédio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, bairro de Cinelândia. Inaugurada em 1909 pelo presidente Nilo Peçanha e o prefeito Sousa Aguiar, a estrutura conta com vitrais e mosaicos de renomados artistas da época, como Eliseu Visconti. 
 
O espaço, com capacidade para 2.252 espectadores. foi, inicialmente, casa de passagem de grandes óperas e companhias de dança européias. Só na década de 30, 18 anos após a fundação do Theatro, é que isso iria mudar com as apresentações do Ballet, do Coro e da Orquestra Sinfônica, grupos artísticos da própria casa de espetáculos. Mas, para isso, na história do Corpo de Baile do Municipal, foi preciso que Maria Olenewa, bailarina russa, desenvolvesse seu trabalho no Brasil.
 

A primeira escola de dança brasileira

Maria Olenewa, integrante da Companhia de Bailados de Leonide Massine, já havia lecionado em Buenos Aires quando decidiu mudar-se para o Rio de Janeiro e estabelecer residência. A bailarina dava aulas particulares na cidade maravilhosa quando teve a ideia de ministrá-las no Theatro Municipal. O objetivo era que fossem formados profissionais para criar o corpo de baile local, grupo de bailarinos que dançam juntos em uma companhia.
 
Em 1927, foi fundada a primeira Escola de Dança do Brasil, com aulas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O Corpo de Baile e os alunos da Escola de Dança inicialmente eram um só. A oficialização do Corpo de Baile do Theatro Municipal em 1936 dissociou os dois grupos, sendo esse composto apenas por profissionais. Atualmente, a escola de dança leva o nome de sua criadora, Maria Olenewa, e é espaço para aulas de ballet clássico, ballet contemporâneo e outras vertentes da dança.
 

O Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O repertório apresentado no palco do Theatro pelo Corpo de Baile é vasto e vai desde os clássicos do ballet até espetáculos contemporâneos. Foi no Municipal que, pela primeira vez  na América do Sul, o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky foi montado integralmente, o espetáculo foi coreografado por Eugenia Feodorova, bailarina ucraniana. Os nomes internacionais compõem uma grande lista de colaboradores do Corpo de Baile, entre eles estão: o tcheko Vaslav Veltchek, o americano William Dollar, George Skibine da Rússia e O francês Jean-Yves Lormeau. A direção do Corpo de Baile encontra-se atualmente sob a responsabilidade das primeiras bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche.
 
A programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro pode ser encontrada no site da fundação. Quem sabe você não assiste uma apresentação do Corpo de Baile?

Comentários