Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Curta as férias com a lista de filmes feministas que preparamos para você

Um dos assuntos mais atuais hoje em dia, o feminismo é uma das ideologias mais importantes para a reformulação da sociedade. Confira a lista de filmes que preparamos para você entender mais sobre o assunto
Por: Camilla de Assis 12/07/2017 - 11:37 - Atualizado em: 12/07/2017 - 11:43
Filmes feministas
Filmes feministas
Feminismo. Palavra que está causando revolução significativa nas mulheres desde os ano 10. Muito ao contrário do que muitos (homens) pensam, o feminismo não é acabar com a masculinidade e com os homens. O feminismo é uma ideologia que iguala mulheres aos homens, que exige os mesmos direitos e vantagens e luta pela liberdade feminina de pensar e agir.
 

 
É importante ressaltar que, por meio da revolução feminina, muitas mulheres vêm ganhando espaço na sociedade e já não ficam mais à sombra de homens pelos seus feitos. Entretanto, ainda há muito que deve ser feito e as ideologias machistas precisam ser desconstruídas para que se alcance uma situação ideal e de igualdade entre homens e mulheres.
 
Por este motivo, é tão importante aprender sempre mais sobre o feminismo. E por que não fazer isso assistindo a um filme? Muitas são as obras cinematográficas que exaltam a necessidade de se refletir e debater o feminismo. Para te ajudar a abrir a mente e conhecer personagens - fictícias ou não - que foram revolucionárias dentro - e fora - das telas, confira a lista que preparamos com alguns filmes que têm temáticas feministas.
 
Frida (2002)
 
 
O filme faz uma biografia da artista mexicana Frida Kahlo. Conhecida pelas suas pinturas surrealistas, e categorizada como a primeira pintora surrealista da história, Frida foi casada com Diego Rivera, com quem manteve um relacionamento hoje considerado abusivo. A obra traz sua relação com as artes, com Diego - por quem era perdidamente apaixonada -, com o revolucionário Trotsky e com algumas mulheres. Intensa, única e revolucionária, ainda hoje é uma grande influência para as feministas. 
 
Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000)
 
 
Mais um filme biográfico, Erin Brockovich traz a história desta mulher, que foi responsável por dar justiça a uma inteira cidade na Califórnia. Erin conseguiu um emprego em um escritório de advocacia e seu primeiro caso é para atrasar as negociações da compra da residência de Donna Jersey pela Pacific Gas and Electric (PG&E). Entretanto, Erin descobre que a companhia está tentando acobertar casos de contaminação por cromo e consegue ter em mãos um caso e 333 milhões de dólares. Nós já indicamos uma lista de filmes para quem é apaixonado por Direito. Confira-a aqui.
 
Valente (2012)
 
 
Sim, até mesmo da Disney se pode tirar algo que remeta ao feminismo. Por se tratar de um desenho animado, a propagação de ideologias feministas podem ser transmitidas às crianças mais facilmente. Valente conta a história da princesa Merida, mas, ao contrário de outras princesas popularizadas pela empresa, ela não tem bem o típico ar de donzela indefesa. Merida é revolucionária e dona da sua vida, pois não quer se casar. Quando uma competição para escolher seu marido é realizada, a jovem recorre ao feitiço de uma bruxa, que é aplicado à sua mãe. Entretanto, a magia não sai bem como Merida imaginava. Então, a menina de cabelos rebeldes e apaixonada por aventuras é a responsável por salvar seu reino.
 
Olmo e a Gaivota (2015)
 
 
Esse filme traz a relação entre mulher e gravidez. A história conta os dramas vividos por uma bailarina grávida, que desmistifica toda a ideia de que a gravidez é o melhor período da vida da mulher. O mulher encontra-se deprimida e insegura e aponta, inclusive, a dificuldade de conceber uma vida com base no que ela indica como erro. Aproveite e veja esta lista de filmes para quem ama Psicologia.
 
Mulher-Maravilha (2017)
 
 
O recente longa-metragem conta a história clássica da Mulher-Maravilha. Diana Prince nunca havia saído da ilha em que vive, onde é conhecida como a princesa das Amazonas. Porém, após o avião cair em uma praia do local e acidentar o piloto, a protagonista toma conhecimento de uma guerra sem precedentes que se espalhando pelo mundo. A cruel novidade faz Diana sair de sua zona de conforto e ir em busca de cessar as lutas. O diferencial deste filme, além do enredo feminista, é que a direção da franquia conduziu o longa de forma a realmente protagonizar a mulher, não sexualizá-la e secundarizar a posição masculina dentro da trama.
 
Livre (2014)
 
 
Protagonista de sua própria vida e à frente das decisões que impactarão no seu destino, Cheryl Strayed resolve viajar, sozinha, cerca de 4,2 mil quilômetros, do México ao Canadá. A morte da mãe, a superação de um divórcio e a crise existencial a fizeram percorrer o caminho em busca de seu significado dentro da humanidade.
 
As Sufragistas (2015)
 
 
O longa conta a história do movimento feminista que estava ganhando a Inglaterra no início do século 20. A obra permite que o telespectador conheça a luta das mulheres que estavam em batalha pela conquista do direito ao voto. Além do objetivo inicial, o movimento, que ficou conhecido como sufragista, conseguiu alcançar diversos direitos para as mulheres.
 
Que Horas Ela Volta? (2015)
 
 
O filme traz em seu enredo a história de Val, pernambucana que mora em São Paulo para dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Empregada doméstica que mora na casa dos patrões, Val recebe uma ligação de sua filha afirmando que vai para São Paulo para prestar vestibular. Jéssica fica instalada na casa da família que emprega sua mãe e uma série de ações faz o enredo da história tratar sobre emancipação feminina, exploração doméstica e relação patrão “amigo”-empregado “da família”.
 
E você, qual desses filmes vai assistir primeiro? Conte pra gente!

Comentários