Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cuidados na criação de gatos em apartamento

Apesar de não necessitarem de tanto espaço, a criação de gatos em apartamentos requer atenção
Assessoria de Imprensa Por: Juney Freire 18/03/2020 - 09:36
Imagem mostra duas gatos deitados
Número de gatos em apartamentos cresceu nos últimos anos
O crescente número de pessoas morando em apartamentos, nos últimos anos, provoca um novo efeito: a criação de gatos. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil, entre 2013 e 2018, o número de gatos nas residências do país cresceu 8,1%, enquanto que, o de cachorros, apenas menos da metade, totalizando uma média de 3,8%. Este dado nos faz refletir que, quando falamos de apartamentos, os pequenos felinos saem à frente na escolha como pets de criação, visto que são mais independentes e ocupam menos espaço do que certas raças de cães. Entretanto, assim como qualquer animal, os gatos possuem suas necessidades para que tenham uma vida feliz. Podemos citar: água e comida; terra para necessidades básicas; brinquedos para distração; e, não menos importante, boa segurança.
 
Na visão de Andrea Rodrigues, professora de Medicina Veterinária da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, gatos em apartamentos requerem mais cuidado, uma vez que pode sofrer acidentes domésticos. “Um dos acidentes, por exemplo, é a queda da janela, ocasionada pela ausência da tela de proteção. Os bichanos naturalmente conseguem se equilibrar, seja na janela, seja no parapeito da varanda. O problema é que, devido ao seu instinto de caça, caso veja um inseto voando ou um passarinho, pode tentar pegar e se desequilibrar, ocasionando graves problemas ao animal e, por conseguinte, ao dono”, explica Andrea.
 
Para distraí-lo e evitar que fique em janelas, mesmo com as telas de proteção, algumas boas dica são: manter brinquedos com som por perto, para evitar o tédio; proporcionar um espaço para que possa afiar as unhas – que é um de seus passatempos prediletos; instalar passarelas e nichos suspensos nas paredes para que eles possam caminhar; disponibilizar uma caixa vazia na sala – mistério nunca descoberto que felinos em geral adoram; entre tantas outras ideias.
 
Apesar do instinto de independência intrínseco ao gato, eles também precisam de um ambiente sociável no qual recebam carinho, afeto e companhia. Criar um gato em apartamento também é uma tarefa desafiadora, dado o fato de que muitos destes imóveis estão cada vez menores hoje em dia. Por isso, vale a atenção aos detalhes do espaço em que este animal também irá conviver. Até porque, atenção e segurança também significam amar o bichano. 
 

Comentários