Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Contador: o verdadeiro camaleão dos números

Profissão abraça diversos setores de atuação e lida de cálculos a decisões importantes
Por: Katarina Bandeira 22/09/2017 - 09:09 - Atualizado em: 22/09/2017 - 09:14
Profissional também ajuda pode ajudar na tomada de decisões relacionadas aos negócios. Foto: Freepik
Profissional também ajuda pode ajudar na tomada de decisões relacionadas aos negócios. Foto: Freepik

Se você pretende abrir uma empresa, de pequeno ou médio porte, tem que levar em consideração ao menos uma contratação essencial para o seu quadro de funcionários: o contador. Muito mais do que calcular impostos o contabilista, como também é conhecido o profissional formado em contabilidade, aparece como o melhor amigo do pequeno empreendedor. Isso porque, além de cuidar de toda a burocracia financeira, ele também pode ajudar na tomada de decisões relacionadas aos negócios.

 

Mas o que exatamente é um contador?

De acordo com o professor de contabilidade aplicada da UNIVERITAS, Hermenegildo de Souza Neto, o contador é o profissional que exerce as funções contábeis, com formação superior do ensino Contábil. “Ele tem como função principal atender as exigências fiscais e prestar consultorias nas áreas administrativa e financeira, além de produzir informações úteis para tomada de decisões”, explica. O docente também reforça que quem escolhe o curso de contabilidade tem a oportunidade de trabalhar em diversos setores, principalmente pela obrigatoriedade das questões fiscais. “É uma das áreas que mais proporcionam oportunidades para o profissional", afirma.

1,2,3 e contando…

Não é balela quando ouvimos a afirmação que o contabilista é o braço direito de uma pequena empresa. Por tratar de questões que envolvem burocracias financeiras, problemas que acometem qualquer companhia, eles podem trabalhar nos mais diversos setores, exercendo atividades como por exemplo:

Contabilidade Financeira: É a contabilidade geral, necessária a todas as empresas. É ela que fornece as informações básicas e é obrigatória para fins fiscais. Pode variar de nome de acordo com a área que se aplica, por exemplo Agrícola, das Instituições Financeiras (aplicadas aos bancos), Comercial, Hospitalar, Industrial, Imobiliária, Pastoril, Pública, de Seguros, entre outras.

Contabilidade de Custos: Mais voltada para os serviços prestados pela empresa. Ela se utiliza do cálculo e da interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados.

Contabilidade Gerencial: Aplicada para fins internos, procura fornecer um número maior de informações, com foco na tomada de decisões. Quem cuida desse tipo de contabilidade gerencial também é conhecido como controller.

Áreas de atuação múltiplas

Se você ainda não tem tanta certeza sobre as multifaces de um verdadeiro contador, saiba que o profissional pode prestar serviços tanto para pessoas físicas e pessoas jurídicas. O contabilista pode trabalhar em funções como auditor (interno ou independente), analista financeiro, perito contábil, consultor, professor de contabilidade, pesquisador ou em cargos públicos ou administrativos.

 

Já pensou em ser contador ou precisou dos serviços de algum? Conta para a gente o que você acha dessa profissão tão importante!

 

Comentários