Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça a profissão de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Bastante promissora e em crescimento, a profissão atrai quem deseja participar do desenvolvimento e modernização da tecnologia
Rafaella Sabino Por: Taísa Silveira 11/12/2017 - 10:11
Conheça a profissão de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas/Freepik
Uma das áreas de atuação é com o desenvolvimento de soluções para websites, aplicativos e desktop

A tecnologia é uma área em constante crescimento. A modernização de programas e equipamentos eletrônicos que visam facilitar a vida acontece a todo instante e já criou uma necessidade nas pessoas. Um dos cursos que pode ser realizado por quem quer participar dessa “construção” é o de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O profissional estará habilitado para o planejamento, análise, desenvolvimento de sistemas de informação, além de atuar no suporte técnico.

O curso

O curso tecnológico tem em média cinco semestres. “O tempo é menor que uma graduação, pois focamos nas disciplinas estritamente relacionadas à formação técnica do profissional”, explica o analista de sistemas de Sistemas, Charles Gomes, especialista em Gestão de TI e mestre em Ciência da Computação.

Faz parte da formação conhecer as técnicas para levantar as necessidades do cliente e as melhores linguagens, metodologias e ferramentas utilizadas no setor de informática a fim de realizar projetos e desenvolvedor de sistemas de informação, de forma otimizada. 

Ao se graduar, o profissional estará hábil para analisar, planejar e desenvolver projetos de sistema nas plataformas mobile, desktop e web, além de administrar banco de dados, gerenciar recursos tecnológicos, criar aplicativos, projetar softwares, programar computadores, dentre outras atividades correlatas.

Área em plena expansão

“Esse é um campo bastante promissor, pois todos dependem cada vez mais de tecnologia. E as empresas precisam de pessoas com essa expertise para a resolução de problemas ou demandas de inovação”, ressalta o professor. “Além disso, a modernização é um meio para qualquer área, não apenas para informática em si. Qualquer empresa atualmente precisa de um bom sistema para ser gerida”, complementa. A média salarial para quem está iniciando na profissão é de R$ 1.500. Segundo Charles, esse valor depende muito da empresa contratante e a área de trabalho escolhida.

Áreas de Atuação

Os tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem atuar em várias áreas e empresas, ou de forma autônoma.

Programação e Análise de Dados

São as empresas que mais contratam os Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, geralmente para trabalhar como programadores. Além dessa função, o profissional pode atuar como analista de banco de dados, de testes e qualidade, na área de gestão de configuração e, ainda, como analista e projetista de sistemas.

Manutenção do parque tecnológico das empresas

Neste caso o profissional vai instruir usuários, manter o funcionamento dos sistemas, realizar configurações e instalações, gestão da tecnologia e configurações de rede.

Consultoria de T.I.

Como consultor, o tecnólogo pode atuar junto à alguma empresa ou de forma autônoma. Nessa função, ele vai analisar a demanda de seus clientes, empresas ou pessoas físicas, e buscar as melhores ferramentas, processos e equipamentos do mercado para sanar seus problemas.

Desenvolvimento de software, sistemas próprios, aplicativos e ferramentas

“Costumamos chamar essa área de desenvolvimento de soluções”, conta Charles Gomes. O profissional irá trabalhar no desenvolvimento de soluções para websites, aplicativos e desktop, desde a concepção do sistema até a entrega. Ele vai entender a problema do cliente e documentar o que este deseja no projeto. Em seguida apresentará soluções, com diferentes custos e prazos. Por fim, passará a fase do desenvolvimento/construção, de testes e a entrega. Nessa função, o tecnólogo também pode trabalhar de forma autônoma.

Especialização

Os tecnólogos que desejem se especializar podem optar pelos cursos de pós-graduação em Teste de Software, Gestão de TI, Segurança da Informação e Banco de Dados. Todos têm em média 18 meses de duração. A especialização em Banco de Dados da UNG, conta com as disciplinas de Administração de Banco de Dados Oracle I, Modelagem de Banco de Dados e Linguagem de Banco de Dados Avançada I.

Comentários