Por Rafaella Sabino
O mundo da publicidade e propaganda é algo mágico. É por meio dele que empresas e pessoas buscam aparecer para consumidores, de maneira diferenciada e criativa. Um publicitário talentoso tem o poder de tornar marcas conhecidas pelo nome e até mesmo apenas pela fonte (letra), como é o caso da Coca Cola e MC Donalds, por exemplo. Também há cases de bordões, jingles e atores que ficaram famosos pelo tempo que se dedicaram a uma mesma empresa, como é o caso de Carlos Moreno, garoto propaganda da Bombril.
Porém, nem tudo é fácil e simples como parece. Para que o trabalho chegue bem feito a todos, é necessário passar por várias cabeças pensantes e diferentes departamentos dentro de uma agência de publicidade. Você sabe como se divide esse trabalho?
Departamentos de uma agência de publicidade
Atendimento
Responsável por manter toda a comunicação entre a agência e o cliente. O setor é encarregado de captar as ideias e necessidades dele, além de negociar prazos e cobrar os departamentos de planejamento e criação. Também realiza a aprovação interna e externa da campanha.
Planejamento
Também conhecido como planners, coletam todas as informações vindas do cliente, por meio do setor de atendimento, e estabelecem diretrizes para que possam ser usadas de forma adequada pela criação. Para um planejamento adequado, a equipe precisa estar bem informada, ser estrategista e conhecer o mercado de atuação do cliente. O setor também é responsável por também é responsável por determinar a verba da campanha.
Pesquisa
Equipe encarregada por coletar informações sobre o público-alvo e o mercado do cliente. Deve ter o máximo de informações para auxiliar o setor de Mídia.
Mídia
O setor é responsável por definir a melhor mídia para cada anúncio, campanha ou ação. Por isso, também faz parte de seu trabalho cuidar do orçamento e realizar a negociação com os veículos. Para ser um bom profissional nessa área, é necessário manter sempre atualizada uma rede contatos e atuar juntamente com a equipe de pesquisa.
Criação
O departamento de criação é normalmente composto por um diretor de arte e um redator. Este último fica com a parte textual e o primeiro pensa no conceito estético. Juntos, criam o material que será veiculado. Além disso, em algumas agências também fazem parte do quadro ilustradores, fotógrafos, editores de vídeo, movie makers, motion graphics, dentre outros.
Produção
Terceirizado ou não, o setor é responsável pelo contato com gráficas, produtoras de vídeo, empresas de mídia externa, mídia interativa, dentre outras. A produção fica responsável pela ponte entre a agência e a empresa que vai gravar a peça, geralmente spots de rádio ou filmes para comercial de TV, cinema ou web.
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