Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça os benefícios das frutas da estação

O caqui, por exemplo, é um alimento com quantidade alta de betacaroteno em sua composição   
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 08/04/2020 - 16:26
As frutas são alimentos vegetais, encontrados na natureza,  ricos em vitaminas, minerais, fibras e possuem grande quantidade de água, componentes essenciais ao organismo. Auxiliam na dieta e podem ser consumidos em saladas, sucos, purês, com ou sem casca.   
 
Considerando o leque de opções, a nutricionista da Universidade UNG, Flavia Terciano listou cinco frutas deliciosas que podem ser consumidas em conjunto, contribuindo para uma alimentação saudável, equilibrada e em quantidades individualizadas para cada pessoa. 
  
Abacate:   
  
O abacate é rico em vitaminas B, A, C, E, B6 e minerais potássio, ferro e magnésio. Sua composição de ácidos graxos monoinsaturados é alta, o que faz com que ele seja calórico, porém a gordura monoinsaturada é conhecida por seus benefícios ao organismo e à saúde cardiovascular. O abacate é muito versátil, pode ser consumido como fruta, isoladamente ou com outras frutas, como ingrediente de preparações salgadas (guacamole), complemento de saladas, vitaminas, patês e mousses. 
  
Caqui:   
  
O caqui é um alimento com quantidade alta de betacaroteno em sua composição, que auxilia na visão, manutenção e construção das células do tecido epitelial, crescimento dos ossos e tecidos moles e ainda possui função antioxidante e de manutenção do sistema imunológico. Podemos citar ainda como substância benéfica do alimento o Licopeno, que tem como função a redução do risco de câncer de próstata. O caqui pode ser consumido como forma de lanches rápidos, geléias, sorbet e cremes. 
  
Coco:   
  
O coco é um alimento rico em nutrientes, pois sua água é um excelente isotônico natural por conter em sua composição (potássio, sódio, magnésio e fósforo), que além de hidratar, promove a reposição de nutrientes que são perdidos em períodos de suor excessivo, por exemplo, nas atividades físicas. Podemos citar ainda a quantidade de fibras, que auxiliam também na saciedade. A água e a polpa podem ser aproveitadas em preparações como tortas, bolos, doces, na forma crua e assada como lanches rápidos ao longo do dia. Junto à outras frutas. Do coco ainda pode se fazer, leite, farinha e óleo, que podem ser parte de outras preparações. 
  
Limão: 
  
O limão é excelente fonte de vitamina C, que entre suas principais funções podemos citar a ação antioxidante, estímulo para a produção e manutenção do colágeno, redução de infecções, aumenta a absorção de ferro. O seu uso é muito versátil, você pode consumir em forma de suco, como ingrediente de mousses, tempero para saladas e preparações, além de tortas e bolos. 
  
Mamão: 
  
O mamão é uma fruta rica em antioxidantes, que auxilia o combate aos radicais livres e estimulam o sistema imunológico, ajuda a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino. Você encontra, em quantidade significativa, na composição do mamão vitaminas como C, A, E K. O mamão pode ser consumido como fruta in natura, cremes, vitaminas, sucos, doces, pode ser utilizado maduro e, também, verde (para algumas preparações como refogadas). 

Comentários