Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça o curso de Relações Internacionais da UNIVERITAS

Você sabe o que é um internacionalista? Não? Então venha descobrir aqui.
Por: Taísa Silveira 17/05/2017 - 11:59 - Atualizado em: 29/06/2017 - 15:41
Imagem de executivos e bandeiras de diferentes países/Fonte: Freepik
Imagem de executivos e bandeiras de diferentes países/Fonte: Freepik

Você sabe o que faz um internacionalista? Este profissional, é graduado em Relações Internacionais e possui um campo de atuação super vasto. Neste post iremos trazer algumas curiosidades sobre a profissão para você que se interessa pela área e para quem quer tirar algumas dúvidas sobre como funciona o curso de Relações Internacionais. Confira:

 

Como é o curso de Relações Internacionais?

O curso de RI, como também é conhecido, é bastante amplo e multidisciplinar. Isso significa que o estudante de Relações Internacionais, vai ter contato com diversas áreas diferentes como por exemplo: economia, política, sociologia, e história. O curso de graduação tem duração de 4 anos e o graduando da UNIVERITAS terá aulas como direito internacional, finanças internacionais, economia contemporânea do Brasil e da América Latina e comércio exterior. A maioria das matérias possui cargas horárias que variam entre 60 horas e 80 horas.

Só faz RI quem quer ser diplomata?

Essa é uma das grandes dúvidas de quem deseja seguir a carreira de internacionalista, mas não sabe exatamente quais áreas pode atuar após a formatura. Bom, para essa pergunta, a resposta é não. O bacharel em RI não tem apenas a carreira diplomática como possibilidade de atuação profissional, pois como já foi dito, é uma área bem vasta. Para melhor esclarecer esse tema, listamos no próximo tópicoi algumas das possibilidades para o internacionalista. Confira:

Conheça mais sobre o curso agora mesmo!

Áreas de atuação do internacionalista

Diplomacia: Essa é uma das principais áreas para o internacionalista, mas este é um dos processos mais longos e concorridos do país. No Brasil, para se tornar um diploma é necessário ser aprovado num concurso público realizado pelo Instituto Rio Branco, órgão do Itamaraty ligado ao Ministério de Relações Exteriores. Após este processo, o internacionalista será responsável por mediar as relações do Brasil com os outros 194 países e também poderá representar o país nas diversas organizações internacionais das quais o Brasil é membro.

Agente governamental: Enquanto um internacionalista que atuará em agências governamentais, o profissional deverá planejar ações das três esferas do governo: federal, estaduais ou municipais, atuando nos setores político, econômico, comercial, social e cultural.

Analista internacional: Nesta área de atuação o bacharel em RI tem como responsabilidade coletar dados e elaborar relatórios sobre a conjuntura internacional para órgãos governamentais, empresas privadas e ONGs. Além disso, ele deve participar ativamente da elaboração de programas de cooperação com outras nações.

Comércio exterior: Embora Comércio Exterior seja também um curso de graduação, o internacionalista também pode atuar neste segmento identificando as oportunidades de transação comercial entre países e mediando os processos de importação e exportação de produtos, observando as legislações referentes a este tipo de transação e os acordos de cooperação internacionais entre os envolvidos.

Agora que você já entendeu um pouco sobre como é o curso e o que faz o bacharel em Relações Internacionais, deixamos aqui uma dica de leitura que pode ajudar você a conhecer um pouco mais sobre a área. Confira:

Introdução ao estudo das Relações Internacionais - Virgílio Arraes e Thiago Gehre
O primeiro livro da coleção "Temas essenciais em R.I." trabalha com os conceitos teóricos e metodológicos para as relações internacionais e apresenta uma visão ampla e geral deste campo de estudo.

 

 

 

 

 

Introdução às Relações Internacionais - Cristina Soreanu Pecequilo
É um livro para quem está começando nas Relações Internacionais, traz de maneira bastante didática o panorama das relações internacionais do Brasil e no mundo. Dividido em cinco capítulos e traz os principais conceitos e tendências do RI.

 

 

 

 

 

Ainda tem dúvidas sobre o curso? Deixe aqui seu comentário!

Comentários