Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça mais sobre o farmacêutico, uma das profissões mais antigas do mundo

Você sabe o que faz um farmacêutico? Conheça aqui a atuação desse profissional!
Por: Caroline Melo 20/01/2017 - 08:00 - Atualizado em: 20/01/2017 - 10:20
Dia do farmacêutico
O farmacêutico tem um papel fundamental na manutenção do bem e estar e saúde da população
No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico no Brasil, uma das profissões mais antigas e variadas que já existiram
 
Talvez você conheça o ditado “a diferença entre remédio e veneno é a dose”. Este é um dito que todo farmacêutico tem bem arraigado dentro de si. Desde os tempos mais remotos, o ser humano utiliza materiais encontrados na natureza para tratar e melhorar de alguma forma os seres vivos. Com o tempo, o trabalho dos boticários - os “patriarcas” da farmácia - e a medicina evoluíram e, hoje, o farmacêutico usa seus conhecimentos para oferecer um suporte extremamente importante no cuidado da saúde. 
 
O profissional de Farmácia
“O farmacêutico é o profissional capacitado a realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, controle, armazenamento, distribuição e transporte dos produtos da área farmacêutica”, resume a coordenadora do curso de Farmácia da UnG, Rosilene Kinue Ito. A função envolve também a manipulação de medicamentos, drogas, cosméticos e produtos de higiene, entre outros. 
 
Onde encontrar um farmacêutico
A área é tão grande e necessária que não para por aí: exames clínicos, laboratoriais e toxicológicos também fazem parte das várias atribuições de um farmacêutico. Na saúde pública, o profissional pode prestar assistência farmacêutica, prescrevendo, orientando e acompanhando tratamentos. Fora isso, ainda há a possibilidade de exercer fiscalização de produtos, estabelecimentos e serviços ou, claro, se dedicar à pesquisa.
 
Formação profissional
Ao todo, o curso dura 10 semestres e conta com três diferentes estágios supervisionados. Durante a formação, os estudantes voltam sua atenção a matérias como bioestatística, biossegurança, biofísica, anatomia, citologia, fisiologia e genética humanas, química geral e inorgânica, cálculo e, claro, farmacologia. A UnG também conta com um laboratório multidisciplinar de farmáciaequipado para dar maior suporte aos estudantes. Mas não para por aí. “Além disso, há ações de caráter social para formação do acadêmico em Farmácia na sua responsabilidade em promover educação e orientação de saúde”, pontua Rosilene Ito, coordenadora do curso. 
 
Cumprindo o papel de ligação entre os medicamentos e o tratamento, os profissionais de Farmácia atendem de várias maneiras diferentes a população, fazendo sua parte como profissionais da saúde. A procura por profissionais da área tem aumentado bastante em face às mudanças nas pesquisas e também por causa de surtos e variações de doenças - que aparecem com constância. Estão, no final das contas, no centro de um setor que nunca para de mudar - e não cessa de ser extremamente importante para todas as pessoas. 
 
 

Comentários