Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça instituições que acolhem e auxiliam imigrantes no Brasil

Organizações não governamentais (ONGS) atuam onde as políticas públicas não conseguem chegar
Por: 25/06/2019 - 17:49

Sair do lugar de origem, deixando para trás amigos, família e uma identidade em busca de melhores condições de vida é destino de muitos imigrantes. A saída para terras estrangeiras, muitas vezes, é carregada de conflitos e guerras. Desde 1957, o dia 25 de junho foi escolhido como Dia do Imigrante no Brasil. A data foi elegida por ser o fim das comemorações da semana da Imigração Japonesa (18 de junho) e está instituídas através do Decreto nº 30.128.

A chegada e permanência dos imigrantes no país nem sempre é marcada por receptividade. Muitos convivem com a xenofobia e invisibilidade. No entanto, a fim de promover a inserção, acesso ao mercado de trabalho e educação, Organizações não governamentais (ONGS) atuam onde as políticas públicas não conseguem chegar. Neste Dia do Imigrante conheça algumas ONGS que ajudam os imigrantes no Brasil:

CÁRITAS BRASILEIRA

Fundada em 1956, a organização participa, juntamente com 164 organizações, da  Rede Cáritas Internacional. Entre as ações desenvolvidas pela ONG está o acolhimento e integração de imigrantes que chegam ao Rio de Janeiro e São Paulo.

 

MISSÃO PAZ

A instituição filantrópica, iniciada em 1930, atua em  serviços de emissão de documentação, apoio jurídico, assistência social, atendimento psicológico e de saúde. Além de prestar assistência educacional e como mediadora entre empresas e trabalhadores imigrantes.

 

MUNGAZI

Com viés humanitário e sem fins partidários ou religiosos, a Mungazi foi criada em 2015 por Omana Petench - professor e refugiado do Congo. A organização auxilia os imigrantes e refugiados na adaptação à nova cultura e costumes, através de cursos  ministrados por refugiados.

 

CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DO IMIGRANTE

Criado em 1990, o CDHIC é responsável  pelo acolhimento e atendimento especializado aos imigrantes, através de suporte jurídico, apoio psicológico e oficinas de qualificação profissional.

Comentários