Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça a história do Brasil contada através da TV

Marcele Lima Por: 15/08/2019 - 14:31
Conheça a história do Brasil contada através da TV/Pixabay
Conheça a história do Brasil contada através da TV/Pixabay

A História do Brasil já foi contada em diversas produções audiovisuais exibidas tanto no cinema, quanto na televisão. A TV, por sinal, utiliza-se dos recursos do entretenimento, alinhados com o grande alcance de público, para levar ao ar novelas e minisséries que transformam as salas dos telespectadores em ambientes de imersão em diversas épocas vividas no país. 

O Dia da Televisão foi comemorado no último dia 11 de agosto. Confira uma lista com algumas das tramas que trazem, como enredo principal, os personagens da nossa história. 

Brasil Colônia - (1500 a 1807)

A Muralha - 2000

Cem anos depois do descobrimento, a minissérie aborda a exploração a partir da vila de São Paulo de Piratininga. Trouxe a tona temas como o trabalho de catequese indígena realizada pelos jesuítas, a escravização dos povos nativos e a perseguição a judeus pela inquisição portuguesa. A história já havia sido produzida para a TV Excelsior entre 1968 a 1969 e nos anos 2000 foi exibida pela Rede Globo, tendo sido adaptada por Maria Adelaide Amaral. No elenco, grandes nomes da teledramaturgia como Alessandra Negrini, Vera Holtz, Mauro Mendonça e Tarcísio Meira. 

Veja um trecho do primeiro episódio

Xica da Silva - 1996

Uma das novelas de maior sucesso da televisão brasileira, Xica da Silva foi exibida pela TV Manchete e teve como protagonista a atriz Taís Araújo. Conta como uma escrava, que virou rainha em pleno século 18, esnobava a nobreza que antes lhe chicoteava. O cenário escolhido foi o antigo Arraial do Tijuco, hoje cidade de Diamantina, em Minas Gerais. A novela foi escrita por Walcyr Carrasco, baseado no livro “Xica que manda”, de Agripa Vasconcellos. 

Confira um trecho

Brasil Império (1808 - 1888)

Novo Mundo - 2017

A novela, exibida às 18h pela Rede Globo, trazia a trajetória do príncipe Dom Pedro I e  chegada da princesa Maria Leopoldina de Áustria ao Brasil e a sua influência para as tomadas de decisões importantes para o país, como a independência de Portugal, em 1822. 

O enredo passeia pela vida e os romances famosos de Dom Pedro, vivido pelo ator Caio Castro, tendo destaque para a mais famosa amante, Domitila, que ganhou, inclusive o título de Marquesa de Santos. 

A novela foi escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com colaboração de Duba Elia, João Brandão e Renê Belmonte. Além de Castro, estavam no elenco Letícia Colin, no papel de Leopoldina; Agatha Moreira, como Domitila e Léo Jaime, que viveu Dom João VI, pai de Dom Pedro. 

Confira um trecho

A Casa das Sete Mulheres - 2003

Minissérie de Maria Adelaide Amaral, A Casa das Sete Mulheres teve a trama vivida no período da Guerra dos Farrapos, ocorrida no Rio Grande do Sul, que durou 10 anos, entre 1835 até 1845. 

A história vem sob a ótica das sete mulheres, parentes do chefe farroupilha, Bento Gonçalves. Elas foram isoladas em uma estância distante, enquanto os homens lutavam em prol da construção de um república rio grandense. Aparecem aí figuras importantes para a revolução, como o italiano Giuseppe Garibaldi, que se casa posteriormente com a mulher que decidiu participar dos conflitos, Anitta Garibaldi. Entre os atores principais estão Giovana Antonelli, Thiago Lacerda e Werner Schünemann. 

Veja 

Brasil República - Primeira República, Governo Provisório, Estado Novo, Quarta República (1889 a 1964)

Lado a Lado - 2012

Ambientada no Rio de Janeiro, pós proclamação da República e abolição da escravatura, a novela, que foi exibida às 18h pela Rede Globo, traz a luta das mulheres, dos negros e das classes menos privilegiadas pelos seus direitos, em meio às revoluções sociais da época. Entre as situações apresentadas estão a luta feminina por valorização do seu papel na sociedade, a afirmação do negro como cidadão livre, inclusive para viver sua cultura e seus costumes, além do surgimento das favelas cariocas e do samba e a chegada do futebol no Brasil. Compõem a história fatos importantes do país como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata, por exemplo. A novela é de  Claudia Lage e João Ximenes Braga e traz no elenco nomes como Camila Pitanga e Marjorie Estiano. 

Conheça 

O Rei do Gado

Novela de Benedito Ruy Barbosa, é considerada um dos maiores sucessos da TV brasileira. Traz a história dos imigrantes italianos que chegavam para trabalhar nas lavouras de café e as ricas famílias que acabaram virando donas de grandes fazendas nas cidades, em plena época da política do café com leite, quando São Paulo e Minas Gerais disputavam o poder econômico. Um tocante importante é que a narrativa abriu espaço para discussões sobre reforma agrária e a luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Tudo circulando em meio à guerra familiar composta pelos Berdinazzi e os Mezengas. Atuaram na novela Antônio Fagundes, Patrícia Pillar, Glória Pires e Raul Cortez. 

Confira um trailer 

Um só coração - 2004

A trama contextualiza o telespectador nos acontecimentos iniciados com a Semana de Arte Moderna de 1922, com seus personagens mais importantes como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Oliveira. A obra foi pensada no sentido de comemorar o aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo. Além disso, ainda há representações históricas como a Revolução de 1924, que lutava pelo fim das oligarquias ruralistas que se revezavam no poder, dificultando o funcionamento da democracia; a crise de 1929, com a quebra da bolsa de Nova York; a Revolução de 1932, que tinha como objetivo a queda do governo de Getúlio Vargas; a adaptação da sociedade à Era Vargas; movimentos totalitários como nazismo e fascismo; os fugitivos da Segunda Guerra Mundial; a influência americana na vida dos brasileiro e a inauguração da TV no Brasil. 

Exibida pela Rede Globo e escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, tinha nos papéis principais Eliane Giardini, Ana Paula Arósio e Edson Celulari.

Confira

Ditadura Militar (1964-1985)

Anos Rebeldes - 1992

Anos Rebeldes narra a trajetória de dois jovens que se apaixonam em meio ao período da ditadura militar, a partir de 1964, e interesses político-sociais divergentes. Maria Lúcia (Malu Mader) quer viver em paz, com tranquilidade, enquanto seu amado João Alfredo, interpretado por Cássio Gabus Mendes, tinha interesses ligados aos movimentos estudantis da época e entrou para luta armada. 

Após idas e vindas, os dois acabam se separando, Maria casa-se com outra pessoa e João é perseguido pela ditadura e exilado fora do Brasil. 

A série ainda mostra o ingresso da filha de um banqueiro para a luta armada, vivida por Cláudia Abreu. Escrita por Gilberto Braga, a história se estende até 1971, época conhecida como “anos de chumbo”, e um prólogo, em 1979, mostrando João Alfredo voltando para o país beneficiado pela Lei da Anistia, promulgada pelo presidente João Batista Figueiredo em agosto de 1979.

Veja um trecho da série no vídeo abaixo 

Os Dias Eram Assim - 2017

De Ângela Chaves e Alessandra Poggi, obra exibida pela Rede Globo, apresenta a história de amor de um casal que se conhece nas comemorações pela conquista da Copa do Mundo pelo Brasil em 1970. O casal principal é protagonizado por Sophie Charlotte e Renato Góes. O romance vai se desenrolando em meio ao período de repressão, o auge da ditadura até as Diretas Já.  

Ela, filha de uma família rica de empreiteiros, e ele, médico politizado, que lutavam contra a ditadura militar. Eles acabam se separando quando o personagem de Renato é exilado, voltando ao Brasil por conta da Anistia. A chamada supersérie chega ao seu ápice em meados de 1984. 

Conheça a série

Verão 90 -  2019

Última novela das 19h, da Globo, assinada por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Verão 90 tem início em 1981, com a história de um trio infantil “Patotinha Mágica”, que foi do sucesso ao final da carreira depois de passarem por um escândalo midiático. Passam-se 9 anos e chega os 1990. A partir daí, diversos fatos que fizeram parte da história do Brasil na década são apresentados em meio à vida dos personagens principais, Manuzita, João e Jerônimo, interpretados por Isabele Drummond, Rafael Vitti e Jesuíta Barbosa, respectivamente. 

Entre os temas que fazem parte da novela estão a eleição e o impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992; o Plano Real, o sucesso e a morte precoce do piloto de fórmula 1 Ayrton Senna, em 1994; e do grupo Mamonas Assassinas, em 1996. Outro detalhe trazido por Verão 90 são os videoclipes, em uma espécie de MTV da ficção e o sucesso da Lambada. 

Veja o vídeo

Comentários