Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça cinco das peças de teatro mais famosas do mundo

O Teatro já passou por diversas transformações até chegar a ser o que conhecemos atualmente. Conheça também um pouco da história da segunda arte
Por: 21/03/2017 - 08:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:22
Foto: Freepik
O Teatro ganhou força na Grécia Antiga
Por: Camilla de Assis
 
Conhecido como a segunda arte, o Teatro é uma das formas mais primordiais de propagação das Artes Cênicas. As primeiras encenações foram realizadas ainda nos tempos primitivos, quando o homem realizada tipos de rituais de celebração, agradecimento ou perda. Para isso, eram realizadas danças que retratavam o dia a dia daquela sociedade.
 
Já a expressão de teatro mais parecida com a que conhecemos hoje foi realizada pelos gregos antigos, em culto ao deus Dionísio, senhor do vinho e das festas. Na época, eram feitas procissões em celebração ao deus, conhecidas como Ditirambos. Com o passar do tempo, tais procissões foram ficando mais elaboradas, até o ponto em que os participantes dançavam, cantavam e produziam diálogos entre si.
 
 
Nesta terça-feira (21), é comemorado o Dia Universal do Teatro. Conheça cinco das peça mais famosas do mundo:
 
Romeu e Julieta (William Shakespeare)
O clássico shakespeariano retrata a impossível história de amor entre dois jovens, filhos de duas família rivais. Para ficarem juntos, tentam o suicídio, mas o plano do casal não é concluído da forma original.
 
Sonho de uma noite de verão (William Shakespeare)
O drama escrito pelo famoso William Shakespeare traz elementos do gênero fantasia no roteiro, como fadas, duendes e elfos. O enredo conta a história do príncipe Teseu, que vai casar, mas é chamado para resolver uma disputa amorosa envolvendo Hérnia e seu pai Egeu. No desenrolar da história, eles vão para uma floresta, onde conhecem as criaturinhas mágicas e passam por situações desafiadoras.
 
Quebra nozes (Tchaikovsky)
O clássico do ballet russo traz uma história de fantasia e romantismo. A protagonista Clara ganha um quebra-nozes de seu padrinho, com formato de um soldado. O brinquedo da menina acaba sendo quebrado por seu irmão e ela vai consolar o objeto, até dormir. Logo, Clara sonha que o quebra-nozes ganha vida e a leva para diversos locais mágicos. O fim da peça fica na concretização de suas fantasias, mas de uma forma diferente.
 
O Lago dos Cisnes (Tchaikovsky)
Um espetáculo famoso, que já ganhou, inclusive, versões no cinema, fala da história de amor entre um príncipe e uma princesa. O rapaz se apaixona pela nobre, que foi enfeitiçada por um mago e a transformou em um cisne branco - que só volta à forma humana à noite. O enfeitiçador ainda tentar arranjar o casamento entre o príncipe e sua filha, o cisne negro, mas uma reviravolta muda o percurso da história.
 
Hairspray (John Waters)
O musical famoso é baseado no filme de John Waters e conta o desafios da adolescente Tracy Turnblad, cujo sonho é dançar no programa de TV Collins Corny Show. Quando a garota, fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade e pela mídia, ganha o papel no show, vira amiga de atores negros e não-brancos. Por conta disso, parte para lançar uma campanha a fim de tornar o programa mais inclusivo.
 
E aí, qual a peça sua preferida? Conte pra gente!

Comentários