Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 9 especializações em Nutrição

O aumento do interesse em alimentação de qualidade tem ampliado o mercado para nutricionistas e isso requer maior estudo e especialização
Por: 31/01/2018 - 09:47 - Atualizado em: 01/02/2018 - 11:29
O aumento do interesse em alimentação de qualidade tem ampliado o mercado para nutricionistas/Freepik
O aumento do interesse em alimentação de qualidade tem ampliado o mercado para nutricionistas/Freepik

Por Rafaella Sabino

Quando um nutricionista se forma, após quatro anos de curso, está apto a cuidar das pessoas por meio de uma dieta saudável, de acordo com o objetivo de cada uma. Seu trabalho é fundamental para a promoção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida.

A graduação também abre portas para que o profissional se especialize em diversos setores, que podem envolver alimentação e saúde coletiva, nutrição clínica, docência, indústria, esportes e marketing, dentre outros. Para falar um pouco sobre o assunto, convidamos a nutricionista clínica Maricláudia Andrade, confira!

O mercado de nutrição

“O mercado para nutricionistas cresceu muito como reflexo de uma maior busca de alimentação de qualidade. E tais mudanças têm ampliado o campo de estudos. No momento, as áreas mais procuradas são as de nutrição em comportamento alimentar, fitoterapia e nutrigenômica”, afirma a especialista. Para ela, é indispensável que o profissional tenha o compromisso com a ética e o objetivo de cuidar integralmente das pessoas, buscando atualização frequente.

Especializações mais procuradas

Vigilância Sanitária - Estuda técnicas para trabalhar em setores que envolvem cuidados em segurança alimentar. Tem conhecimento sobre história e legislações sanitárias, políticas públicas em saúde, controle e qualidade no processo produtivo de refeições, instrumentos para a gestão da qualidade, matérias-primas, dentre outros assuntos relacionados. “Cada vez mais a população realiza as refeições fora de seus domicílios. Como muitos estabelecimentos não se enquadram nas exigências das legislações sanitárias, o risco de transmissão de doenças se torna alto. Diante disso, é clara a necessidade de profissionais capacitados em segurança dos alimentos”, afirma.

Gestão de unidades de Alimentação e Nutrição - Agrega competências para atuar em áreas de produção hospitalar, alimentação escolar, restaurantes de coletividades, supermercados, indústrias de alimentos, empresas de consultoria em alimentação e nutrição e demais áreas ligadas ao gerenciamento de serviços de alimentação.

Auditoria em Alimentação e Nutrição - A auditoria é uma ferramenta importante para avaliação do gerenciamento dos processos do sistema de qualidade, que permite aos gestores/auditores avaliarem seu rumo e desempenho. “Realizar ou receber auditorias demanda uma visão global da organização, conhecimento técnico, independência, imparcialidade, soberania, comportamento ético, cautela e zelo profissional, e envolve uma série de ações que podem ser resumidas em planejamento, execução e acompanhamento”, afirma.

Comportamento alimentar - Alcançar mudanças de comportamento alimentar é um grande desafio, devido à dificuldade que os indivíduos têm em realizá-la e mantê-la por longo prazo. Essa especialização proporciona ferramentas para melhor adesão e eficácia do tratamento, através de fundamentação teórica, entendimento sobre o padrão alimentar humano e dos modelos de tratamento, a fim de modificar padrões dietéticos inadequados.

Nutrição clínica - Capacita o profissional para o diagnóstico e tratamento nutricional do paciente, de acordo com as características de cada pessoa, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, em todos seus aspectos. “Esta área abrange atuação em diversos segmentos, como home care, personal diet, consultório e hospital. Pode ainda ser dividida por patologias, grupos etários e outras especializações”, conta.

Nutrição esportiva e estética - Desenvolve competências necessárias para a prestação de serviços de nutrição em clientes sob tratamento estético ou ligados ao esporte. O profissional pode atuar em centros de estética, organizações ligadas ao esporte, academias de ginástica, consultórios ou como personal diet.

Nutrição em geriatria e gerontologia - “O curso capacita o nutricionista a reconhecer e interpretar determinadas condições que possam estar afetando a ingestão alimentar do idoso, levando ao prejuízo de seu estado nutricional”, explica.

Fitoterapia nutricional - O uso de plantas medicinais é uma prática milenar em saúde, que tem sido utilizada e hoje ocupa espaço inclusive na saúde pública do país. A especialização neste segmento proporciona utilizar na prática a fitoterapia, atribuindo ao profissional a competência para prescrever plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos como complemento da prescrição dietética.

Nutrigenética/nutrigenômica – Essa especialização desenvolve o profissional na área de pesquisas sobre as influências das dietas e alimentos sobre a genética humana. Abordando princípios básicos da biologia celular e molecular, bioquímica, imunologia e farmacologia, até as propostas mais recentes, da dietoterapia com foco na utilização dos alimentos funcionais.

E você, com qual das áreas mais se identifica? Conheça também as especializações em Auditoria em Sistemas de Saúde, Nutrição Esportiva e Práticas gastronômicas.

Comentários