Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 6 mulheres que revolucionaram a educação no Brasil

Por: 08/03/2023 - 13:22 - Atualizado em: 08/03/2023 - 13:21

Escrito por Thaynara Andrade

A história do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nasceu em meio ao movimento de operárias no século XX que lutavam através de marchas e protestos por direitos como melhores condições de trabalho, salários justos e pelo sufrágio feminino. 

Ao longo dos anos, essa data tornou- se um símbolo da luta pela equidade de gênero e pelo fim dos diferentes tipos de violências impostas às mulheres em todo mundo. 

Assim, para comemorar esse dia tão simbólico, conheça 6 mulheres brasileiras que usaram a educação como uma ferramenta de igualdade e luta contra a opressão de gênero. Confira:

Dorina Nowill 

Aos 17 anos de idade, a paulistana Dorina Nowill, ficou cega devido a uma enfermidade.  Já durante a escola mostrou sua vocação para a educação, ao ajudar na integração de aluna com a mesma deficiência. 

Ao longo de sua vida essa luta pela inclusão foi constante, alguns de seus feitos foi a contribuição na elaboração da lei de integração escolar em 1956 e a criação da primeira imprensa em Braille, que publicou livros didáticos e outros documentos para esse público. 

Nísia Floresta

Nísia Floresta  foi uma educadora e escritora que viveu entre 1810 a 1885, em um época em que as mulheres eram restritas à vida doméstica e não tinham direito à educação. Teve um grande protagonismo dentro do feminismo ao publicar obras sobre o direito das mulheres. 

Ao se inspirar em ideias europeias, Nísia, se manifestou em favor a igualdade de gênero, principalmente, no que diz respeito ao direito das mulheres em receber uma educação formal.

Bertha Lutz

Bertha Lutz foi uma voz marcante para a educação brasileira, seus trabalhos mais expressivos envolvem a  luta pela emancipação das mulheres através da reformulação da educação. 

Alguns de seus feitos foram a ideia da criação de escolas superiores de educação doméstica e agrícola para mulheres, além de seu trabalho como deputada, na qual propôs mudanças na legislação em busca de igualdade salarial e licenças para gestantes.

Ana Mae Barbosa

Nascida em 1937, Ana Mae Barbosa é a principal referência no Brasil quando o assunto é arte-educação, além de ser a primeira brasileira a conquistar um doutorado na área. Suas pesquisas e programas educativos deixaram contribuições para a pedagogia nacional e mundial. 

Cecília Meireles

A jornalista, poeta, escritora e professora, Cecília Meireles, além de ser um dos maiores nomes da literatura brasileira, teve sobretudo um grande impacto na literatura infantil, através da publicação de poesias, livros, cantigas e peças teatrais voltadas para esse público. 

Armanda Álvaro Alberto 

A educadora, Armanda Álvaro Alberto  transformou a educação brasileira a partir da sua visão inovadora sobre a pedagogia. Um dos seus marcos foi a criação da Escola Proletária de Meriti, que atendia a uma comunidade rural carente. 

Essa escola é reconhecida como uma das primeiras da América Latina, a servir merenda escolar para os alunos. Além disso, Armanda defendia a participação da família na educação e um ensino praticado ao ar-livre.

 

Comentários