Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 5 séries para aprender sobre diversidade

Discussões importantes tem se tornado tema de várias séries, por isso listamos algumas para você
Por: Henrique Nascimento 25/07/2017 - 12:38 - Atualizado em: 25/07/2017 - 12:55
Conheça 5 séries para aprender sobre diversidade/Divulgação

O ativismo e a luta por direitos têm sido pauta em diversos meios de comunicação na atualidade. Nas séries a temática não é diferente, há uma procura por abordar temas que fogem ao clichê e questionam o status quo. Venha entender porque isso é importante e conhecer 5 séries que buscam, além de entreter questionar os padrões.

Leia também: Confira alguns seriados que têm a ver com a sua profissão

Inscreva-se no vestibular

Representatividade importa
As representações sociais podem ser um dos motivos para que determinados grupos se tornem invisíveis ou visíveis. No livro Representações sociais -  investigações em psicologia social, Serge Moscovici, psicólogo social francês, conceitua o termo representações sociais e mostra como a partir de uma fragmentação feita ainda no campo do imaginário coletivo a sociedade pode ser modificada ou permanecer como está.

Ele afirma que essas representações são criadas e espalhadas através do processo de comunicação. Um exemplo citado no livro é o da comunidade negra em sociedades racistas. Nesse caso, a falta de negros ocupando diferentes espaços sociais, com o protagonismo em programas de TV, por exemplo, contribui para invisibilização desse grupo e acentua que o lugar do negro é em posições subalternas. As séries, como um produto dos meios de comunicação, contribuem para a disseminação de representações que podem ser positivas ou negativas.

No entanto, existem séries que buscam aos poucos modificar representações que não contribuem para o favorecimento dos diversos grupos sociais e vão na contramão do usual. Isso tem se tornado uma prática frequente, como é possível notar nas séries a seguir. Confira!

Modern Family - Gênero
Modern Family é uma série da ABC que traz a história de três famílias que na verdade fazem parte de uma grande quadro familiar. Além de divertida, com episódios curtos, a série debate questões de gênero, trata de assuntos como a adoção de crianças por pais homossexuais e diversidade étnica.

Vale destacar que no contexto dos temas abordados em sitcoms, Modern Family tem roteiro que deixa a zona de conforto, faz rir e questiona padrões.

Modern Family

The fosters - Diversidade étnica
O enredo principal de The fosters já se diferencia ao trazer duas mulheres que são casadas e mães de três filhos adolescentes, um filho fruto de um casamento anterior de uma delas e um casal de gêmeos adotados. O início do enredo marca a chegada de uma nova adolescente órfã para abrigo temporário, Callie (Maia Mitchell).

A diversidade étnica dos personagens é algo que se destaca. O casal principal de lésbicas é formado por uma mulher negra e uma mulher branca, os gêmeos são de origem latina, e o professor na escola que os adolescentes frequentam é indiano. O que a série traz, e pode até ser considerado uma metáfora de um mundo ideal, são as diferentes etnias convivendo juntos sobre o mesmo teto, enfrentando as diferenças e enfrentando as adversidades como uma família.

The fosters

Dear white people - Racismo
Com apenas uma temporada, a série Dear White People (Querida pessoa branca) mostra os problemas causados pelo racismo sofrido por pessoas negras em uma universidade majoritariamente branca. Temas como: colorismo, ocupação de espaços por parte dos negros, solidão da mulher negra, racismo institucional, além da violência policial contra pessoas negras são abordados em curtos episódios de 45 minutos. Uma série que certamente tira qualquer pessoa - negra ou não negra -  de sua zona de conforto.

Dear white people

This is us - Racismo e obesidade
Poderia ser mais um drama familiar, se não fosse pelo fato de trazer tantas questões latentes e importantes da sociedade. This is us é constituída por dois planos. No plano que se passa nas últimas décadas do século XX temos Jack e Rebecca um casal jovem branco de Pittsburg que espera o nascimento de trigêmeos e acaba por perder um dos filhos durante o parto. Por conta disso, eles adotam uma criança negra.

No segundo, cerca de trinta e seis anos depois vemos a família com os filhos já adultos. Os trigêmeos passam por diferentes situações individualmente. Kate tenta lidar com a obesidade, Kevin está insatisfeito com o seu trabalho como ator em um sitcom onde é hipersexualizado e Randall está casado com uma mulher negra e tem duas filhas também negras.

A série nos dois recortes temporais traz reflexões importantes e apresenta como as relações familiares podem ser diferentes em períodos distintos e situações étnicas também.

This is us

The Get Down - Enfrentamentos culturais e étnicos
Os The Get Down Brothers, grupo formado pelos meninos do Bronx, periferia de Nova York, tentam fazer hip-hop e rap no fim do anos 70. Mylene, também do subúrbio, é uma jovem de origem latina que sonha em ser uma estrela da Disco Music. Entre sprays de grafitti e discos de vinil é possível acompanhar sonhos da periferia que desejam alcançar o mundo.

The Get Down é uma superprodução musical da Netflix que apresenta através de um enredo ficcional com características documentais como emergiu o hip-hop e o grafitte no subúrbios de Nova York e como funcionava o sucesso da música Disco. Na série são debatidos assuntos relacionados a condição de ser negro a arte vinda da periferia e as relações entre os grupos que vivem nas áreas menos privilegiadas da cidade.

The Get Down

Gostou? Deixe sua opinião sobre as séries aqui nos comentários!

Comentários