Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça as 5 maiores bibliotecas do mundo

Em homenagem aos bibliotecários, trouxemos uma lista com grandes bibliotecas, que são mercado de trabalho para muitos desses profissionais e encantam leitores ao redor do mundo
Marcele Lima Por: 12/03/2019 - 13:56 - Atualizado em: 12/03/2019 - 13:57
Conheça as 5 maiores bibliotecas do mundo/Pixabay
Conheça as 5 maiores bibliotecas do mundo/Pixabay

A princípio, os bibliotecários eram responsáveis pela organização e gerenciamento de bibliotecas ao redor do mundo. Hoje,são muito mais do que isso. Com o advento da tecnologia, esses profissionais atuam na manutenção de catálogos online e controle de sistemas, além da indexação das obras. Doze de março foi a data escolhida para homenagear os bibliotecários em função de ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em abril de 1980.  

Sem o trabalho dos bibliotecários seria muito complicado localizar um livro ou uma publicação em meio a milhões de obras. Sem o trabalho dessas pessoas seria impossível manter tantas bibliotecas recebendo estudantes, turistas, leitores todos os dias. Para a comemorar esta data, conheça as cinco maiores bibliotecas do mundo:

1º Congress of Library - Washington (EUA)

A Congress of Library, ou Biblioteca do Congresso, é considerada a maior do mundo, tanto pela questão do espaço, quanto pela número de livros e materiais disponíveis no acervo. Ela foi inaugurada em 1800, no prédio do Capitólio e possuía apenas 740 livros. 14 anos depois, o local foi incendiado por tropas britânicas que invadiram o Congresso. A biblioteca foi reconstruída com acervo particular do presidente Thomas Jefferson, que cedeu 6487 publicações por aproximadamente 23 mil dólares, mas em 1851 a biblioteca pega fogo novamente e é reinaugurada somente em 1897, dessa vez em um prédio independente, que foi considerado Monumento Nacional, além de ser uma das mais seguras do mundo, em relação ao fogo, por conta das instalações elétricas.

Em estilo renascentista, a Congress Of Library tem 155 milhões de exemplares, entre eles mais de 32 milhões de livros, em 470 idiomas diferentes. O local ainda dispõe de 63 milhões de publicações manuscritas, dados numéricos de áudio, mapas e outros conteúdos. Além disso, o prédio em si já chama atenção dos visitantes. A sala de leitura, por exemplo, tem 48m de altura, estátuas e colunas bem trabalhadas.

Se estiver planejando uma viagem aos Estados Unidos, vale a pena conhecer a Biblioteca. A entrada é gratuita e guiada. Entre as milhares de obras estão o primeiro mapa no qual a América é mostrada e as bíblias de Gutenberg e Gigante de Mainz.

 

2º British Library - Londres (Inglaterra)

Quem estiver pensando em visitar a biblioteca nacional do Reino Unido vai se surpreender com as obras que compõem seu acervo. No local existem anotações de Leonardo da Vinci, Jane Austen e manuscrito dos Beatles, jornais antigos, a Carta Magna do país (considerada um dos documentos mais importantes do mundo) assinada em 1215, além de partituras e mais de 170 milhões de itens. Fundada em 1973, a biblioteca está localizada em Euston Road, na capital inglesa, é considerada o edifício mais importante de Londres.

O prédio possui seis andares, onde é possível encontrar uma torre de vidro com 65 mil obras da coleção pessoal do Rei George III, que governou do Reino Unido, Grã Bretanha e Irlanda  de 1760 a 1820.  A King’s Library Tower, ou Torre da Biblioteca do Rei, possui inclusive livros e panfletos ligados ao Iluminismo. No local os visitantes também poderão admirar uma estátua de Isaac Newton, esculpida pelo artista escocês Eduardo Paolozzi.

A biblioteca ainda disponibiliza para os visitantes exposições temporárias, que ajudam a incentivar a visitação e atrair os mais diversos públicos. Os eventos podem ser pagos ou não e ter hora marcada. Uma das exposições que fez mais sucesso ano passado foi a que comemorava os 20 anos do primeiro livro Harry Potter, onde foram exibidos de forma inédita desenhos e manuscritos originais de J.K. Rowling, autora da série, e do ilustrador Jim Kay.

É possível chegar de trem ou metrô, já que o prédio fica próximo a diversas estações londrinas. Não paga nada para acessar o espaço, o que pode ser cobrado é a visitação às exposições temporárias, conforme calendário divulgado no site

3º New York Public Library -  Manhattan (NY, EUA)

A Biblioteca Pública de Nova York é a segunda maior dos Estados Unidos, com um acervo de mais de 53 milhões de obras, levou 11 anos para ser construída, sendo inaugurada em 1911. Na entrada principal os visitantes já deparam-se com duas estátuas de leões que são conhecidas como Fortitude e Patience.

Provavelmente quem assiste filmes e séries ambientados em Nova York já deve ter se deparado com imagens da biblioteca, que é muito utilizada como set de filmagens audiovisuais, além de que é um ponto turístico importante de Manhattan.

A localização é privilegiada. O prédio fica na 5ª Avenida, entre o parque Bryant e a estação de metrô Grand Central. A visitação é gratuita e tem tour guiado três vezes ao dia. Chegando à biblioteca, a dica é visitar o salão de leitura principal, que possui decoração com painéis e lustres, que chamam a atenção. O local ainda oferece palestras e oficinas, incluindo aulas de inglês, tudo sem pagar nada.

No acervo existem além de dos livros, diversas publicações em 370 línguas e dialetos diferentes. Uma curiosidade sobre o espaço é que existem 6 estátuas na entrada do prédio que foram construídas pelo artistas  Paul Wayland Bartlet que representam seis temas que compõem a biblioteca: filosofia, poesia, história, romance, drama e religião. Quem tiver interesse em conhecer a Biblioteca Pública de Nova York pode acessar o site oficial, onde estão disponibilizados os horários de funcionamento e a programação. 

4º Russian State Library -  Moscow (Rússia)

Com mais de 46 milhões de peças em seu acervo, a biblioteca do Estado Russo é bem antiga. Foi construída em 1862 e ficou conhecida, até 1991, como Biblioteca Lenin da URSS, quando com o fim da União Soviética passou a ter o nome atual.

A decoração do lugar é das mais clássicas, com guarda-volumes e muitos ficheiros. Um trabalho bem organizado pelos bibliotecários do lugar, onde inclusive podem-se se ver plantas enfeitando os salões. Entre as publicações estão mais de 150 mil mapas, partituras musicais, registros sonoros e publicações em mais de 300 idiomas e dialetos, chegando a ter 30% do acervo em outras línguas.

Visitantes de outros países podem realizar um registro na biblioteca. Não é permitido levar os livros, mas pode pegar emprestado para ler aproveitando espaços, como o café. Para se cadastrar é necessários ser maior de 18 anos, portar um documento de identidade e pagar uma taxa de 100 rublos, que equivale a R$5. Na mesma hora é feita a foto e o turista sai de lá com seu cartãozinho da Russian State Library.

A biblioteca estadual funciona das 9:00 às 20:00 de segunda a sábado. Não é permitido o acesso de crianças, somente adolescentes a partir dos 14 anos. Além das obras físicas, o espaço disponibiliza um imenso acervo digital, que pode ser conhecido no endereço eletrônico da biblioteca

5º National Library of Russia -  St. Petersburg

A Biblioteca Nacional da Rússia foi formada a partir da Biblioteca Pública Imperial, fundada em 1795, pela Rainha Catarina, a Grande, que foi declarada como propriedade do governo  após a repressão da insurreição de Kościuszko e a captura de Varsóvia por Alexander Suvorov, tida como ‘trófeu’ de guerra. Na época o acervo continham mais de 400 mil volumes e foi transferido para São Petersburgo.

Desde sua origem, a biblioteca passou por diversos governantes e períodos históricos, como o Tempo das Grandes Reformas, as Revoluções de fevereiro e outubro, a Grande Guerra Patriótica, além do fim da União Soviética. O local possui um acervo de mais de 36 milhões de peças, entre livros, manuscritos e documentos em russo e outros idiomas e dialetos.

Os visitantes que quiserem conhecer a biblioteca vão contar, além do repleto número de obras para leitura e observação, com exposições permanentes e sazonais, que são realizadas no Salão Central das Exposições, também no Departamento de Manuscritos e no Hall do prédio. Um serviço oferecido pela biblioteca nacional é o de excursões guiadas. Os organizadores disponibilizam uma programação com dias marcados para que o público possa conhecer determinados locais do prédio. Entre eles existe um passeio voltado para crianças de 8 e 9 anos, que estejam cursando o que aqui no Brasil seria o segundo ano do Fundamental e custa o equivalente a R$10.

Entitulada  "Da história da escrita e tipografia", a excursão tem como objetivo apresentar a história da primeira biblioteca pública na Rússia, mostrar a arquitetura, a decoração e as coleções pelas quais a biblioteca é famosa, com linguagem que as crianças consigam assimilar. Para conhecer o acervo digital e os serviços realizados, inclusive voltado para os profissionais e pesquisadores acadêmicos, acesse o site da Biblioteca de São Petersburgo

Comentários