Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira as cinco dicas para elaboração de um currículo eficiente

Saiba como organizar as informações e chamar a atenção do recrutador
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 03/04/2017 - 10:42
imagem mostra um curriculum vitae
Ele é a porta de entrada para a empresa que se quer trabalhar

O currículo é o primeiro contato que o selecionador tem com o candidato. Ele é a porta de entrada para a empresa que se quer trabalhar, contudo, é de extrema importância que seja bem estruturado, e tenha informações precisas e coerentes.

Muitos currículos são descartados pelos selecionadores, seja pela aparência do material, excesso ou falta de informações. Outro ponto importante é saber o e-mail correto do responsável pela vaga. “É necessário que verifiquemos a veracidade dos e-mails antes de enviá-los. É comum encontrarmos na internet supostos contatos de recrutadores, que na verdade não existem, ou não são realmente destinados ao departamento de Recursos Humanos da empresa”, explica, Everton Machado dos Santos, analista de carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da Universidade UNG.Além disso, o currículo deve ser enviado em formato Word ou PDF mantendo sempre um padrão, e anexado ao e-mail, facilitando a impressão e visibilidade do conteúdo, conclui.

Confira as dicas que o Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da UNG preparou para você conseguir a tão sonhada vaga.

1.Dados pessoais
Possuímos informações pessoais que não precisam ser expostas no currículo, como por exemplo, o número do CPF, esse documento é de uso pessoal não sendo necessário para avaliação e triagem do seu currículo através do recrutador da empresa. Quando enviamos nosso currículo, não sabemos quem irá recebê-lo, além de ser uma informação pessoal, precisamos nos atentar quem terá acesso a ela, por isso, é recomendado que não seja mencionado.

2.Objetivo
O objetivo é utilizado para que possamos informar a empresa qual cargo temos interesse e gostaríamos de ocupar, neste caso precisamos ser claro. Ex: Auxiliar Administrativo. Muitas pessoas acabam enviando aos recrutadores uma “carta de apresentação” informando qualidades e competências,o que não é correto de se colocar, visto que esses tipos de informações, perceberemos no decorrer do processo seletivo e também após sua contratação no dia a dia do trabalho.

3.Informações em excesso
Geralmente, recrutadores possuem pouco tempo para avaliar as informações no currículo, por isso, devemos sempre ser claros e objetivos. Caso determinada informação desperte interesse no recrutador, o mesmo vai pedir para que se aprofunde nela no decorrer da entrevista presencial.

4.Cursos
É necessário sempre nos mantermos atualizados no meio profissional. Apresentar  nossas especializações e aptidões demonstra um ponto positivo para a empresa contratante, mas para que isso se torne mais atrativo é recomendado que a pessoa consiga comprovar essas qualificações. Neste caso, utilize o campo destinado aos cursos apenas para formações e complementações que tenham certificados comprovando a veracidade daquela informação.

5.Foto
Não é costume das empresas realizar convocações para entrevistas devido às suas características físicas, por isso, recomendamos que retirem a foto do currículo e apenas utilize quando for uma solicitação da empresa contratante.

 

Comentários