Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira 6 livros infantis que abordam a diversidade

No Dia Internacional do Livro Infantil, trouxemos uma lista com obras para crianças que tratam de assuntos como raça, feminismo e refugiados
Por: Camilla de Assis 29/03/2018 - 17:26
Foto: Freepik
Livros que abordam a diversidade
É na infância onde a personalidade e a visão de mundo de uma pessoa começa a se formar. É sendo criança que se aprende a respeitar os mais velhos, cuidar dos mais novos, entender o outro, dividir coisas, expressar sentimentos, ser paciente, entre tantas outras características que traçam a personalidade. Portanto, mostrar para as crianças as diversidades culturais, de gênero, classe e raça, é muito importante para criar uma sociedade mais humanizada e empática. 
 
Um meio de estimular esse aprendizado social é por meio da leitura. Existe uma infinidade de livros que tratam de questões importantes sobre diversidade. Por isso, no Dia Internacional do Livro Infantil, trouxemos algumas dicas de livros que abordam a pluralidade das pessoas.
 
1 - O Cabelo de Lelê
 
 
Escrito por Valéria Belém, O Cabelo de Lelê trata da história de uma menina que não gostava das suas madeixas crespas. Ela as puxava, esticava, tentando entender o motivo dos fios serem tão encaracolados. Após muita procura e muita insistência, Lelê encontra um livro que conta a história da sua origem, dos seus ancestrais africanos, e entende suas heranças culturais.
 
2 - Flicts
 
 
Ziraldo aborda a pluralidade por meio do livro Flicts. A obra trata de uma cor homônima, que é rara e totalmente diferentes das demais do arco-íris. Flicts vive aflita porque não é tão intensa quanto o vermelho nem carrega a paz do azul. Ao decorrer do livro, Flics se conforma com sua posição e se aceita da forma que é, e passa a entender que todos somos diferentes e temos nossas peculiaridades.
 
3 - Um outro país para Azzi
 
 
Azzi é uma menina que vive em um país em guerra, no Oriente Médio, e vai para um país totalmente diferente do seu, onde conhece sentimentos como esperança e amor ao próximo. No trajeto, a garota passa por dificuldades na travessia, mas acredita que tudo o que está vivendo é uma grande aventura. Essa abordagem totalmente necessária sobre refugiados é feita pela escritora Sarah Garland.
 
5 - Olívia não quer ser princesa
 
 
Nem todas as garotas querem ser tratadas como bonecas de porcelanas, frágeis, indefesas e passivas. Pelo menos não Olívia. A porquinha Olívia, criada por Ian Falcone, entende que a vida é cheia de escolhas e ela pode ser o que quiser. Enquanto suas amigas querem usar vestidos cor-de-rosa, a porquinha quer ser diferente de tudo isso.
 
6 - Olívia tem dois papais
 
 
Márcia Leite traz a história de Olívia. Uma menina que tem dois pais. Um brinca de boneca com ela e o outro sabe cozinhar. A pequena fica intrigada porque não sabe quem vai ensiná-la a utilizar salto alto e maquiagem se eles não moram com nenhuma mulher. Durante a narrativa, a menina aprende a conviver com as diferenças postas para ela.
 
E você, qual desses livros já leu ou tem vontade de ler? Conte pra gente nos comentários!

Comentários